NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 02 Março 2021 01:40

Rita Cortez defende ativismo como instrumento de luta pela igualdade de gênero

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, participou da solenidade de abertura, na noite desta segunda-feira (1º/3), do Congresso Nacional do Instituto dos Advogados Mato-grossenses (Iamat), que tem como tema central O Direito e o papel da mulher no século XX. Em seguida, Rita Cortez fez palestra no painel sobre Conquistas femininas no combate às desigualdades de gênero e defendeu o engajamento das mulheres na luta pela igualdade de gênero. “O ativismo é um instrumento que impulsiona as práticas coletivas de transformação, sendo fundamental não somente para promover conquistas, mas também, nesses tempos de retrocessos, para preservar as que foram alcançadas por nós”, afirmou Rita Cortez. 
O congresso, que foi aberto pelo presidente do Iamat e representante titular do IAB no estado, Fábio Capilé, está sendo realizado no canal do Iamat no YouTube e se estenderá até a próxima quarta-feira (3/3). Na sua palestra, Rita Cortez comentou a trajetória das mulheres na sociedade brasileira e, também, especificamente, na advocacia. Ela citou Myrthes Gomes de Campos, a primeira advogada brasileira, que ingressou nos quadros do IAB em 1906, mencionou magistradas que passaram pelos tribunais superiores e falou sobre a presença da mulher no Instituto. “Sou a segunda mulher a presidir o IAB, desde a sua fundação, em 1843”, ressaltou.  

A advogada trabalhista destacou as conquistas propiciadas pela Constituição Federal promulgada em 1988. “Na Assembleia Nacional Constituinte, por conta do chamado 'lobby do batom', avançamos muito na igualdade de direitos e gênero”, disse. Em seguida, fez uma ressalva: “Mas ainda é preciso melhorar a distribuição do poder e a divisão das tarefas domésticas, além de garantir às mulheres o acesso à educação, a ampliação do mercado de trabalho e a descriminalização do aborto”. 

A palestra magna de abertura foi feita pelo ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) Cezar Britto. O painel do qual participou Rita Cortez teve como mediadora a presidente da Comissão da Mulher do Iamat, Cláudia Aquino, coordenadora do congresso. O tema foi debatido por Fábio Capilé e pela juíza Amini Haddad, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT). 

Também participaram da solenidade de abertura as representantes adjuntas do IAB no Ceará Ana Paula Araújo de Holanda e Francilene Gomes de Brito.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173