NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 26 Agosto 2021 01:58

Rita Cortez alerta para riscos oferecidos pelas novas tecnologias, em evento da OAB/SE 

A solenidade virtual de abertura da X Conferência Estadual da Advocacia Sergipana, organizada pela Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil naquele estado (OAB/SE) e pela Escola Superior da Advocacia (ESA/SE), contou com a participação nesta quarta-feira (25/8) da presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez. Advocacia e inovação para os novos tempos é o tema central do encontro que se estenderá até sexta-feira (27/8). “Pensar em inovação é imaginar novas ideias e implementá-las para que possam servir de ferramentas para a adequação da nossa atividade profissional aos tempos difíceis que estamos vivendo”, destacou Rita Cortez, que também alertou para os riscos oferecidos pelas novas tecnologias. 
“Quando nos referimos às novidades, pensamos de pronto nas inovações tecnológicas e seus impactos, até porque estamos falando em Direito e em advocacia 4.0, embora muitos advogados e advogadas, por uma série de motivos, continuem não tendo acesso às novas tecnologias e correndo um sério risco de ficar à margem do exercício profissional”. Rita Cortez argumentou que “é preciso haver moderação na implantação dessas inovações, pois a tecnologia tem que ser amiga da advocacia e deve servir à sociedade, não ao contrário”. 

A conferência foi aberta pelo presidente da OAB/SE, Inácio Krauss. Também participaram da solenidade o diretor-geral da ESA/SE, Kleidson Nascimento, e a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), Hermosa França. Ainda de acordo com a presidente nacional do IAB, “é necessário também trazer os homens e as mulheres para a centralidade do debate, de forma a assegurar valores e princípios que afirmem os direitos à dignidade da pessoa humana garantidos pela Constituição Federal”.  

Farol – Rita Cortez recorreu a uma afirmação feita pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), em um webinar promovido pelo IAB, na semana passada: “Se a Constituição estabeleceu um patamar civilizatório mínimo, abaixo do qual deixamos uma porta aberta para a barbárie, como afirmou o ministro Fachin, o norte nesta discussão deve ser a Constituição como diploma garantidor do estado democrático de direito”. A advogada complementou: “Espero que a Constituição Federal de 1988 seja, então, o farol desta conferência”.

Nos próximos dois dias, os painéis vão ser dedicados a temas como Inovações legislativas, Constituição Federal e prerrogativas da advocacia, Advocacia e tecnologia: novas plataformas processuais e precedentes judiciais, As grandes reformas do Estado e a advocacia e Advocacia digital, ética e informação: desafios para o presente e para o futuro da advocacia, entre outros.
 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173