A homenageada é conselheira federal, advogada, professora e doutora em Direito Penal. A honraria, que reconhece os relevantes serviços prestados à cidade de São Paulo por pessoas nascidas em outros municípios, foi proposta pelo vereador licenciado Sidney Cruz (MDB) – atual secretário municipal de Habitação. Em 2022, Vanzolini foi eleita a primeira mulher presidente da OAB/SP (Ordem dos Advogados do Brasil – seção São Paulo) para o triênio 2022/2024.
Na visão de Luciana Slosbergas, a homenagem concedida a Patrícia Vanzolini transcende o reconhecimento individual. “Quando uma mulher rompe barreiras e se senta à mesa de decisões, ela não apenas conquista seu lugar — ela redesenha o mapa para todas as que virão. Essa visibilidade não se restringe ao aplauso momentâneo; ela reconfigura a cultura, legitima lideranças femininas e acende nas novas gerações a certeza de que competência e liderança não têm gênero. É, em essência, um ato político e pedagógico, que reafirma que a excelência feminina é indispensável para uma sociedade plural e justa”, disse a advogada.
Em seu discurso, Vanzolini afirmou que o reconhecimento da sua trajetória prestigia também as demais mulheres advogadas. “Eu fui a primeira mulher a presidir a OAB/SP e acho que essa homenagem também homenageia todas as mulheres, as incentiva a se colocarem na política, a entrarem nessa vida pública. O lugar da mulher é onde ela quiser, então eu divido este título com todas as mulheres e com todos os advogados e advogadas”, enfatizou.
Sidney Cruz destacou a felicidade em ter sido o proponente da homenagem. “É mais do que merecido. A doutora Patrícia é uma referência no Direito, na advocacia e no magistério, já que é uma professora reconhecida por todas as idades dentro da advocacia. Hoje é dia de festa. A advocacia paulistana está em festa”, disse ele.
Atual presidente da OAB/SP, Leonardo Sica também participou da sessão. Ele destacou que a noite desta segunda-feira foi de comemoração dupla. “A advocacia paulista, a comunidade jurídica está em festa. Hoje é 11 de agosto, Dia de Fundação dos Cursos Jurídicos, Dia do Advogado, e a Câmara Municipal nos deu esse presente de, neste dia, comemorar a grande liderança que é a Patricia Vanzolini. Estamos muito felizes”.
(Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São Paulo.)