NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 06 Julho 2021 19:40

Presidente do IAB defende recuperação econômica sustentável, em congresso internacional 

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, integrou nesta terça-feira (6/7) a mesa virtual de abertura do Congresso Acadêmico Internacional de Direito Cooperativo, que está sendo realizado pela Associação Iberoamericana de Direito Cooperativo, Mútuo e da Economia Social e Solidária (AIDCMESS). “O mundo está abalado economicamente pela crise provocada pela pandemia, sendo que no Brasil o número de desempregados cresce de forma expressiva”, afirmou Rita Cortez. A advogada trabalhista acrescentou: “Este congresso foi construído com o objetivo de oferecer aos países caminhos para uma recuperação econômica pautada numa visão humanista e ambientalmente justa e sustentável, conforme orienta a Agenda 2030 da ONU”. 
O evento, que se estenderá até sexta-feira (9/7), reúne representantes de diversos países, como Colômbia, Equador, Cuba, Paraguai, Argentina e Porto Rico.  De acordo com a presidente do IAB, o cooperativismo possibilita alternativas às dificuldades para a criação de postos de trabalho. “Neste momento político, social e econômico grave, com milhares de pessoas na informalidade, passando fome, as cooperativas podem ser uma boa alternativa para os trabalhadores desocupados ou que necessitem de uma nova colocação no mercado de trabalho”, propôs. Segundo a advogada, “o cooperativismo é, hoje, uma realidade no Brasil e no mundo, e deve manter os seus alicerces na solidariedade e na mutualidade para que funcione como uma alavanca para o desenvolvimento econômico e social”.

O presidente da Comissão Nacional de Cooperativismo da OAB, Ronaldo Gaudio, membro efetivo do IAB, também integrou a mesa virtual de abertura, representando o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Felipe Santa Cruz. Ronaldo Gaudio fará conferência sobre Estado, Direito Cooperativo e as novas instituições jurídicas, na quinta-feira (8/7), às 18h, e participará no mesmo dia, às 20h30, dos debates no painel sobre Aplicação de arbitragem e mediação na resolução de conflitos em cooperativas.

Nos quatro dias de evento, os painéis vão tratar de diversos temas, tais como O desenho de uma nova economia, A economia social e solidária e as novas coordenadas de discussão, O Estado, as políticas públicas e a economia social e solidária, Justiça social e orçamentos públicos, Os desafios do Direito Cooperativo no contexto atual e Regime jurídico do trabalho cooperativo
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173