Rosana Lanzelotte é Bacharel em Piano (UFRJ) e Doutora em Ciências da Computação (PUC-RIO), com pós-doutorado no Inria (França). Ela é considerada uma das principais cravistas do País, premiada pelo Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro com o Golfinho de Ouro, em reconhecimento pelos seus esforços em prol da divulgação da cultura.
Definida por Paulo Joel Leal como uma profissional multifacetada, a empossada do IHGB foi elogiada pela dedicação à música erudita e à pesquisa. “A pluralidade de talentos faz de Rosana Lanzelotte um exemplo inspirador. Sua presença como membro honorária do IHGB reforça o compromisso da instituição em valorizar e preservar a história e a cultura brasileiras, reconhecendo aqueles que, como ela, dedicam suas vidas à excelência e à divulgação da cultura brasileira”, concluiu o diretor do IAB.
O IHGB, fundado em 1838, é a mais antiga instituição cultural do País dedicada ao estudo e à preservação da história, geografia e cultura nacionais. Criado com o apoio de Dom Pedro II, o Instituto tem como missão fomentar a pesquisa, reunir documentos e promover debates que contribuam para a construção e difusão do conhecimento sobre a identidade brasileira. Com sede no Rio de Janeiro, o IHGB reúne acadêmicos, intelectuais e pesquisadores de diversas áreas e mantém um vasto acervo de obras raras, manuscritos e mapas históricos.