NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 16 Março 2022 16:13

‘O IAB renova o compromisso de uma atuação conjunta com a Ordem’, afirma Rita Cortez

Da esq. para a dir., Rita Cortez, Cléa Carpi, Felipe Sarmento, Claudio Lamachia e Marcus Vinicius Furtado Coêlho Da esq. para a dir., Rita Cortez, Cléa Carpi, Felipe Sarmento, Claudio Lamachia e Marcus Vinicius Furtado Coêlho

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, integrou a mesa de honra na solenidade de posse da diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) para o triênio 2023/2025, realizada na noite desta terça-feira (15/3), em Brasília. O novo presidente do CFOAB, Beto Simonetti, comandará a maior entidade de classe do País, que representa 1,2 milhão de advogados, junto com o vice-presidente, Rafael Horn (SC); a secretária-geral, Sayury Otoni (ES); a secretária-geral adjunta, Milena Gama (RN), e o diretor-tesoureiro, Leonardo Campos (MT).

“Ao participar da posse de Beto Simonetti e dos demais diretores do Conselho Federal, o IAB renova o compromisso de uma atuação conjunta com a Ordem em prol de uma justiça ágil e eficiente, valorizando o papel desempenhado por advogados e advogadas e fortalecendo nossas instituições”, afirmou Rita Cortez, que acrescentou: “Com este espírito, marchamos juntos com o presidente Felipe Santa Cruz, e estamos certos que não será diferente com os novos empossados”.

 

Rita Cortez

 

Também integraram a mesa de honra os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux; do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins; e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); o vice-presidente da República, Hamilton Mourão; o procurador-geral da República, Augusto Aras; os ministros do STF Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso; os ex-presidentes do CFOAB Felipe Santa Cruz, Claudio Lamachia e Marcus Vinicius Furtado Coêlho; a ex-conselheira federal Cléa Carpi; o 2º vice-presidente do IAB, Sydney Sanches, e o conselheiro federal Felipe Sarmento, entre outras autoridades.

 

Da esq. para a dir., Rafael Horn, Luiz Fux, Beto Simonetti, Rodrigo Pacheco e Felipe Santa Cruz

 

De acordo com o presidente do STF, “a OAB é peça-chave não somente na busca pela justiça, mas pela própria pacificação social, porque o advogado é o primeiro juiz da causa, o responsável por reivindicar em juízo os direitos dos cidadãos”. Em seu discurso de posse, Beto Simonetti afirmou que “o propósito maior da OAB é proteger as prerrogativas dos mais de um milhão e duzentos mil advogados brasileiros”. Felipe Santa Cruz, que deixou a presidência da Ordem, ressaltou o que considera a grande conquista da sua gestão: “Positivamos, com ajuda do nosso Congresso Nacional, que violar as prerrogativas da advocacia é crime”.

 

A solenidade de posse da nova diretoria do CFOAB recebe um grande público

 

Para Hamilton Mourão, a OAB é essencial para a consolidação de um efetivo estado democrático de direito. De acordo com o vice-presidente da República, “é preciso avançar na efetivação dos direitos constitucionais, tais como saúde, educação, trabalho, acesso à justiça e respostas céleres do Poder Público”. Rodrigo Pacheco, que foi conselheiro federal da OAB por Minas Gerais, ao enfatizar a importância da advocacia, afirmou que “caberá aos conselheiros federais e ao presidente Beto Simonetti a defesa de liberdades públicas, de garantias individuais, de direitos fundamentais, da República e de seus fundamentos”. 

Sayury Otoni tocou na questão da igualdade de gênero. A secretária-geral da OAB disse: “Quando uma mulher advogada avança, nenhum homem advogado retrocede; pelo contrário: a advocacia como um todo avança junto”. Para o ministro Humberto Martins, oriundo da advocacia e ex-presidente da OAB/AL, “sem o advogado, não é possível que o Poder Judiciário realize a sua função social”.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173