NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 18 Setembro 2020 01:00

‘O descaso com a educação jurídica brasileira’ é tema de palestra da presidente do IAB 

Ao encerrar o evento ‘Conselhos de Dom Quixote à Administração da Justiça Brasileira’, realizado pelo jornal Estado de Direito e a Academia Brasileira de Direito (Abradir), na noite desta quinta-feira (17/9), no YouTube, a presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, tratou do tema ‘O descaso com a educação jurídica brasileira’. “Se Dom Quixote aqui estivesse, ele diria que é preciso sonhar com políticas públicas voltadas para um ensino de qualidade para todos os brasileiros, pois o atual descaso das autoridades públicas com a educação aprofunda as desigualdades que podem conduzir o País a uma barbárie social”, disse Rita Cortez. 
A presidente nacional do IAB destacou a importância da educação na formação da cidadania. De acordo com Rita Cortez, “a educação é libertária”. A advogada criticou o desapreço do governo federal pela ciência. “Vemos um comportamento de repressão nas áreas do conhecimento científico, com censura ao pensamento acadêmico, mas tenho certeza de que venceremos”, afirmou. Em relação à educação jurídica, especificamente, Rita Cortez criticou “o número absurdo de faculdades de Direito que surgem pelo País, lançando centenas de profissionais despreparados no mercado de trabalho”. 

O evento foi aberto pela diretora do Estado de Direito e representante institucional do IAB no Rio Grande do Sul, Carmela Grüne, que tratou do tema “O futuro do Direito é no presente que criamos”, e pelo presidente da Abradir, Roberto Victor Pereira Ribeiro, que falou sobre ‘Garantia da educação para a Cidadania’. 

Em seguida, vários juristas trataram de temas de relevância nacional, como ‘Reflexões sobre os confins da justiça’, ‘Uma justiça sem venda nos olhos’, ‘Combate à corrupção’, ‘Medidas socioeducativas e punição’, ‘Sonhemos um sonho impossível’, ‘Direito ao aborto e a ADPF 442’, ‘A judicialização da política e a politização da justiça’, ‘Direitos sociais e democracia’, ‘O valor social do trabalho’ e ‘O combate à exploração do trabalho infantil’. 

Foram abordados, ainda, outros temas, como ‘Garantia da preservação das culturas tradicionais’, ‘A garantia dos direitos das mulheres’, ‘Un enfoque crítico tutelar de las relaciones laborales en el Quijote’, ‘Desigualdade entre as famílias em época de Covid-19’, ‘O Direito à antidiscriminação no Brasil’, ‘Para uma justiça consciente’ e ‘A Justiça do Trabalho e os direitos humanos do trabalho’.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173