NOTÍCIAS

IABNEWS

Domingo, 08 Março 2020 16:59

‘O Congresso Nacional tornou menos nefasto o pacote anticrime’, afirma o juiz André Nicolitt

André Nicolitt André Nicolitt
Na sua palestra no painel sobre Juiz de garantias, na última sexta-feira (6/3), no plenário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), onde foi realizado o seminário Temas atuais de Processo e Direito Penal, o juiz André Nicolitt, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), afirmou: ”O Congresso Nacional tornou menos nefasto o pacote anticrime do ministro Sergio Moro, e a criação do juiz de garantias foi uma boa inovação”. O evento foi organizado pela Comissão de Direito Penal do IAB, presidida por Marcio Barandier, e pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim), representado pela coordenadora regional no RJ, Maíra Fernandes. Os dois anunciaram o interesse da direção das entidades em assinar um Termo de Cooperação para formalizar a parceria para a realização de atividades acadêmicas e culturais conjuntas.
Na sua exposição, além de aprovar a rejeição do Congresso a várias propostas contidas no pacote encaminhado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Nicolitt falou das dificuldades que ocorrerão para que a positiva criação do juiz de garantias tenha efetividade. “Um juiz que tenha uma cultura punitivista será, contraditoriamente, um juiz autoritário na função de juiz de garantias, pois a questão cultural prevalece”, afirmou o magistrado. Segundo ele, a resistência à aceitação da figura do juiz de garantias é a mesma verificada na implementação das audiências de custódia. “O desempenho do juiz de garantias, assim como a realização das audiências de custódia, não pode ser meramente protocolar, mas efetivo”, defendeu.
 
Da esq. para a dir., Marcio Barandier, Carlos Eduardo Machado e Maíra Fernandes


Do painel, mediado pela advogada Carolyne Albernard, também participou o criminalista e secretário-geral do IAB, Carlos Eduardo Machado. Ele criticou a argumentação utilizada no Supremo Tribunal Federal (STF) para adiar a aplicação do juiz de garantias. Em janeiro deste ano, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, estabeleceu, em caráter liminar, que a inovação não entraria em vigor imediatamente, mas em 180 dias, para que os tribunais pudessem se organizar para cumpri-la. Em seguida, o vice-presidente da corte, ministro Luiz Fux, de plantão no recesso, derrubou a decisão de Toffoli e determinou a suspensão da medida por tempo indeterminado, até o julgamento do mérito.

Fake news e crime eleitoral foi o tema do painel em que, sob a mediação da coordenadora adjunta do IBCCrim no RJ, Fabiana Marques, fizeram palestras a procuradora regional eleitoral do RJ, Silvana Batini, e a advogada e ex-desembargadora eleitoral Fernanda Tórtima. “Ainda não há um conceito dogmático para a expressão fake news, que nem sempre é uma mentira, sendo às vezes uma verdade distorcida ou uma informação desatualizada”, disse Silvana Batini.
 
Da esq. para a dir., Fernanda Tórtima, Fabiana Marques e Silvana Batini


Larga escala – Para a representante do Ministério Público, a indefinição dificulta o combate às notícias falsas na disputa eleitoral. “Como os crimes delas decorrentes são os de calúnia, injúria e difamação, o Direito Penal tem mais capacidade do que o Direito Eleitoral para conter a propagação em larga escala, com as novas tecnologias, de informações falsas”, defendeu.

Na sua intervenção, Fernanda Tórtima disse que é preciso combater as fake news, sem ferir o direito à liberdade de expressão. “O ideal seria intensificar as ações das agências de fact-checking, para que haja a menor intervenção possível por parte do Poder Judiciário nas eleições”, opinou.

O desembargador Cezar Augusto Rodrigues Costa, do TJRJ, participou do painel sobre Julgamento virtual no processo penal, que contou também com palestra da diretora do Innocence Project Brasil, Dora Cavalcanti, e a mediação do advogado André Nascimento. O magistrado fez críticas a alguns pontos da Resolução 642, de 14 de junho de 2019, do STF, segundo a qual o ministro relator poderá submeter os processos a julgamentos presenciais ou eletrônicos.

Conforme o documento, após o relator lançar o seu voto no ambiente virtual, dando início ao julgamento, os demais ministros deverão se pronunciar em cinco dias. Se não o fizerem, estarão automaticamente seguindo o voto do relator. “É o voto por omissão”, criticou o desembargador, que também classificou a consequência como “decisão colegiada produzida monocraticamente”.
 
Da esq. para a dir., Cezar Augusto Rodrigues Costa, André Nascimento e Dora Cavalcanti


Na sua intervenção, a advogada Dora Cavalcanti defendeu a importância da advocacia para evitar “os riscos de monocratização das decisões judiciais”. Segundo ela, “não há como levantar uma questão de ordem nos julgamentos virtuais sem a participação presencial do advogado”. De acordo com Dora Cavalcanti, “o plenário virtual elitiza, afunila a atuação do advogado e compromete a ampla defesa e o contraditório”.

O último painel do seminário foi dedicado ao tema Guerra contra as drogas e criminalização simbólica, mediado pelo criminalista Sergio Duarte. Na sua palestra, o advogado e membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB Olavo Hamilton, que depois do evento lançou o livro Drogas – criminalização simbólica, criticou o enfrentamento bélico ao tráfico. “A política de guerra às drogas, em vigor há mais de um século, tem um custo financeiro muito alto e um custo humano insuportável, com milhares de prisões e mortes, e não conseguiu diminuir o consumo”, afirmou.

A professora de Direito Penal e Criminologia da UFRJ Luciana Boiteux disse que é preciso fazer um balanço da Lei 11.343/2006, que instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad). “Com a edição da lei, sugiram muitas expectativas que acabaram não se concretizando”, disse. “Enquanto alguns setores da sociedade lutam por uma política criminal de descriminalização do usuário, há um aumento enorme do encarceramento por tráfico, sendo que, conforme as estatísticas, 98% dos casos são referentes a pessoas presas em flagrante, desarmadas e com pequenas quantidades de drogas”, afirmou.
 
Da esq. para a dir., Olavo Hamilton, Sergio Duarte e Luciana Boiteux 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173