NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 11 Maio 2021 16:46

‘O Brasil continua sabotando a sua história, ao ignorar grandes personagens’, afirma Rita Cortez  

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, participou virtualmente nesta terça-feira (11/5) da abertura do seminário Manoel Congo e Marianna Crioula – reparação da escravidão, realizado pela Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (Cevenb) da OAB/RJ, no canal da Seccional no YouTube. “O Brasil continua sabotando a sua história, ao ignorar grandes personagens, como Manoel Congo e Marianna Crioula, que corajosamente arriscaram suas vidas para defender a relevante causa da luta contra a escravidão”, afirmou a presidente. 
A abertura do evento foi conduzida pelo presidente das comissões Nacional e Estadual da Escravidão Negra no Brasil, Humberto Adami, que também preside a Comissão de Igualdade do IAB. Ele reforçou a crítica à falta de preservação de fatos e personagens históricos: “Manoel Congo, herói negro do Estado do Rio de Janeiro, e Marianna Crioula, que o acompanhou na liderança da rebeldia que propiciou a fuga de centenas de escravos de fazendas de Paty do Alferes, na Região do Vale do Paraíba, em 1838, são figuras importantes e apagadas da História do Brasil”. 
 
Humberto Adami sugeriu que OAB/RJ emita uma nota de repúdio ao projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Paty do Alferes, com o objetivo de substituir o nome da Praça Manoel Congo, localizada no Centro, pelo do pastor João Auto da Silva, líder evangélico que morreu de Covid-19 em janeiro deste ano. O presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, que participou da abertura do evento, aprovou a ideia, que também recebeu o apoio de Rita Cortez. “O IAB irá subscrever a nota de repúdio, porque o nome da praça tem que ser mantido para que a história seja preservada”, defendeu a presidente. 

Racismo estrutural – Rita Cortez também destacou o parecer produzido pela Comissão de Igualdade Racial, estabelecendo os aspectos jurídicos que amparam a aplicação da reparação da escravidão. “É um documento fundamental para a adoção de medidas que visam a combater o racismo estrutural no País”, disse a advogada, em referência ao parecer aprovado por aclamação pelo Plenário do IAB, na sessão ordinária virtual realizada no dia 9 de setembro de 2020. Cópias do documento, que prevê a responsabilização dos autores das violações de direitos humanos, a reparação financeira às vítimas e a prevenção à recorrência dos crimes, foram enviadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e a mais de 200 órgãos públicos de todos os estados do País. 

Também participaram da abertura do seminário a vice-presidente Ana Tereza Basílio; o secretário-adjunto da OAB/RJ, Fábio Nogueira; o secretário-geral, Álvaro Quintão, e o diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional, Aderson Bussinger.

O seminário foi marcado pela apresentação do documentário Marianna Crioula - um grito de resistência, do diretor Ricardo Andrade Vassilievitch, e por painéis que trataram de diversos temas, tais como Escravidão, ciclo do café e latifúndios no Vale do Paraíba: política escravista e domínio patriarcal; Leis da escravidão no 1º Reinado: da proibição do tráfico à Lei Euzébio de Queiroz e Processo e justiça no julgamento de Manoel Congo: legado do quilombista em Paty do Alferes.
 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173