NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 10 Março 2020 14:43

‘Myrthes Gomes de Campos abriu as portas da advocacia para as mulheres, em 1898’, afirma Kátia Tavares

Da esq. para a dir., Kátia Tavares, André Meira e Roberta Menezes Coelho de Souza Da esq. para a dir., Kátia Tavares, André Meira e Roberta Menezes Coelho de Souza
A diretora do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) Kátia Tavares representou a entidade, nesta segunda-feira (9/3), em Belém do Pará, na solenidade de entrega da 1ª edição do Prêmio Myrthes Gomes de Campos, criado pelo Instituto Silvio Meira (ISM), presidido pelo representante institucional titular do IAB no Pará, André Meira. “Myrthes Gomes de Campos abriu as portas da advocacia para as mulheres, em 1898, quando concluiu o bacharelado em Direito”, afirmou Kátia Tavares. O prêmio, que será dedicado anualmente a uma advogada paraense escolhida pelo Conselho Superior do ISM, foi entregue a Roberta Menezes Coelho de Souza por André Meira. Ele destacou “as qualidades profissionais e pessoais da premiada, como a sua competência, ética, respeito e lealdade processual”.
Na sua manifestação, a diretora do IAB disse também que, embora tenha se formado em 1898, Myrthes Campos, “por conta dos padrões da época, conseguiu o seu registro como advogada somente em 1906”.  De acordo com Kátia Tavares, “passados anos do desafio de Myrthes, o contexto mudou e as mulheres atuam de forma competente, como profissionais do Direito, reiterando, cada vez mais, as qualidades do feminino que compõem grandes nomes da advocacia e nas carreiras jurídicas”.

Após a premiação, Roberta Menezes Coelho de Souza discursou: “A criação do Prêmio Myrthes Gomes de Campos revela comprometimento com o Direito em seu sentido mais amplo, como fundamento da ordem social que atribui às pessoas deveres e obrigações, reciprocidade de poderes e o dever de promover a igualdade”.

A homenageada falou da importância de Myrthes Campos para a advocacia feminina. “Foi por meio da voz dela que o Brasil inaugurou a atuação da mulher advogada, que se deu logo em um ambiente hostil e pesado de Tribunal do Júri, no qual Myrthes defendeu um homem acusado de ter agredido um terceiro a golpes de navalha, fato de enorme repercussão nos jornais da época”.

 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173