NOTÍCIAS

IABNEWS

Sábado, 20 Maio 2023 03:56

Marcio Barandier representa o IAB em audiência pública sobre súmula que impede penas abaixo do mínimo legal

Marcio Barandier em audiência pública no STJ (Foto de Lucas Pricken/STJ) Marcio Barandier em audiência pública no STJ (Foto de Lucas Pricken/STJ)
O presidente da Comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Marcio Barandier, participou da audiência pública realizada na última quarta-feira (17/5) na 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) – colegiado responsável por julgar matérias penais – onde foram ouvidos representantes de instituições públicas e privadas sobre a possível revisão da Súmula 231, segundo a qual “a incidência da circunstância atenuante não pode conduzir à redução da pena abaixo do mínimo legal”.
Convocada pelo ministro Rogerio Schietti Cruz com o objetivo de subsidiar o órgão julgador na apreciação do tema, a audiência pública, que aconteceu de forma híbrida (presencial e por videoconferência), contou com 44 exposições, a favor e contra a alteração da jurisprudência. Para Marcio Barandier, que manifestou a posição do IAB, o entendimento consagrado na súmula é inconstitucional. “Inexiste dispositivo legal atualmente que proíba a fixação da pena abaixo do mínimo legal”, argumentou ele.

“Penso que é importante expressar as convergências, reforçar as concordâncias, reafirmar o alinhamento com as demais instituições que se posicionam pelo cancelamento da Súmula 231”, disse o representante do IAB, ao iniciar a sua fala. Ele também lembrou que “as circunstâncias atenuantes abrangem hipóteses de menor culpabilidade, de modo que impedir genericamente a redução abaixo do mínimo legal implica em negar direito elementar do condenado a uma pena justa, de acordo com a sua culpabilidade, pois enseja uma uniformização de tratamento para condenados em situações distintas”.

Outras instituições, como a Defensoria Pública da União (DPU), expressaram a mesma posição. “A superação da Súmula 231 é adequada com a atual jurisprudência", disse o subdefensor público federal Jair Soares Júnior, para quem a jurisprudência que deu origem à súmula em discussão já está superada por reformas legais.

O procurador-geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ulisses Rabaneda dos Santos, seguiu essa mesma linha, sustentando que os precedentes que levaram à edição da Súmula 231 estão defasados diante das diversas mudanças jurídicas e sociais que ocorreram no País nos últimos anos. "Antes da alteração de 1984, a aplicação da pena respeitava o critério bifásico, em que as circunstâncias atenuantes e agravantes eram valoradas junto com a pena-base, de modo que, em razão disso, ela não era fixada abaixo do mínimo legal. Contudo, com a reforma penal de 1984, adotou-se o método trifásico: fixa-se primeiramente a pena-base, e consideram-se na sequência circunstâncias atenuantes e agravantes, incorporando-se ao cálculo, finalmente, as causas de aumento e diminuição da pena", explicou.

De acordo com o representante da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), Aury Lopes Júnior, os argumentos a favor da manutenção da Súmula 231 revelam o que ele chamou de "terrorismo penal punitivo", pois seria praticamente impossível a aplicação de tantas atenuantes a ponto de se atingir o que ele chamou de "pena zero".

A coordenadora de política criminal da Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (Anadep), Lúcia Helena Silva Barros de Oliveira, afirmou que a manutenção da Súmula 231 repercute, sobretudo, na liberdade da população negra e dos menos favorecidos. Ela mencionou a decisão do STF que reconheceu, em 2015, o estado de coisas inconstitucional referente às condições precárias do sistema carcerário brasileiro.

O representante da Procuradoria-Geral da República (PGR), subprocurador-geral José Adônis, ao contrário, disse que a Súmula 231 não viola o princípio da individualização da pena. “A individualização judicial da pena realiza-se dentro dos limites decorrentes de critérios legais", afirmou. Nessa mesma linha, o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Manoel Victor Sereni, enfatizou que a Súmula 231 traz segurança jurídica e proporciona uma margem mínima que pode ser considerada um piso de garantia ao acusado e à sociedade.

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação dos Juízes Federais (Ajufe) também se posicionaram contra a revogação da Súmula 231. O representante da AMB, juiz Paulo Rogerio Santos Giordano, avaliou que, se fosse a intenção da lei que os limites pudessem ser ultrapassados, teria sido estabelecido algum direcionamento aritmético dirigido ao julgador.


(Com informações do site do STJ.)
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173