NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 22 Novembro 2019 19:57

Luciana Slosbergas diz que é preciso conhecer as legislações trabalhistas de outros países

Da esq. para a dir., Magnus Farkatt, Luciana Slosbergas, Francesca Columbu e José Eymard Loguercio Da esq. para a dir., Magnus Farkatt, Luciana Slosbergas, Francesca Columbu e José Eymard Loguercio
Representante institucional titular do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) em São Paulo, Luciana Barcellos Slosbergas compareceu nesta quinta-feira (21/11), em São Paulo, à abertura do IV Seminário Internacional do Instituto Lavoro, que desenvolve estudos científicos e promove debates sobre temas ligados às relações de trabalho. O evento, que durou dois dias, teve como tema central Mais vale o que será: o futuro do trabalho e o trabalho do futuro e reuniu conferencistas de vários países.  “Neste momento em que vivemos constantes mudanças na legislação trabalhista, é importante conhecermos as regulamentações e legislações de outros países”, afirmou Luciana Slosbergas.
Com sede em Brasília e presidido por José Eymard Loguercio, o Instituto Lavoro organiza seminários, congressos, cursos e treinamentos técnicos, além de promover intercâmbio com universidades e instituições culturais nacionais e estrangeiras. Professores de diversos países fizeram palestras no seminário, entre os quais os italianos Gianni Arrigo, da Universidade de Bari, e Federico Martelloni, da Universidade de Bolonha; e os espanhóis Joaquín Pérez Rey e Laura Mora Cabello de Alba, da Universidade Castilla-La Mancha.

Gianni Arrigo falou da relação entre a Europa e a América Latina. Segundo ele, nos anos 1980, países da América do Sul tinham como referência o Direito do Trabalho aplicado na Itália para a elaboração de suas leis. Contudo, hoje, de acordo com o professor, a Itália passa por um processo de “sulamericanização” dos direitos trabalhistas, que consiste na falta de garantias jurídicas para os trabalhadores.

Federico Martelloni disse que a diminuição da proteção individual e coletiva é decorrente da crise democrática. Segundo Martelloni, o tripé que sempre reuniu trabalho, direito e democracia está se transformando numa “velocidade assustadora”. Para o professor, as soluções para a crise só ocorrerão por meio de saídas construídas coletivamente.

 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173