“Ao prestigiar a solenidade, o IAB reafirma seu compromisso com a memória e a valorização de juristas de destaque, aproximando a advocacia, o Judiciário e a sociedade civil em torno da celebração de trajetórias que marcaram a Justiça do Trabalho. A presença do Instituto também simboliza o respeito à formação acadêmica, à ética profissional e ao legado de Mascaro como juiz, professor e jurista, fortalecendo os vínculos institucionais e culturais que promovem o diálogo e o reconhecimento entre diferentes gerações do Direito”, disse Slosbergas.
O presidente do TRT da 2ª Região, desembargador Valdir Florindo, anfitrião e idealizador do tributo, relembrou histórias que ligaram sua vida de estudante e como profissional à do professor Amauri Mascaro Nascimento, falecido em 2014, e afirmou que o homenageado é uma das figuras mais representativas do Direito do Trabalho do século XX. Sobre a importância do juiz, o dirigente destacou que o colega Amauri viveu com simplicidade, formando uma geração de juristas: “Foi um dos maiores talentos jurídicos laborais que o Brasil já produziu”.
Foto: Divulgação TRT-SP
A desembargadora Sônia Aparecida Costa Mascaro Nascimento, filha do jurista, agradeceu ao presidente do Regional pela deferência e rememorou trechos da vida pessoal do pai. “Eu só posso agradecer a Deus por ter me dado a oportunidade de ser filha dele”, disse. “Meu pai viveu para a família e para o direito, e investiu na nossa educação como quem planta o futuro”, destacou. “Foi uma voz muito respeitada”.
Entre as autoridades presentes estiveram integrantes do Corpo Diretivo do TRT da 2ª Região, magistrados(as) e servidores(as) do órgão, representantes do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, do TRT da 15ª Região, do Ministério Público do Trabalho em São Paulo, do prefeito da capital, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, da OAB/SP, entre outros(as) convidados(as).
(Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-SP.)