NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 22 Outubro 2021 22:46

Juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos lança livro no canal TVIAB, na terça-feira 

O juiz argentino Eugenio Raúl Zaffaroni, da Corte Interamericana de Direitos Humanos, e o jurista brasileiro Juarez Tavares irão lançar, respectivamente, os seus livros Colonização punitiva e totalitarismo financeiro: a criminologia do ser-aqui e Crime: crença e realidade, na próxima terça-feira (26/10), às 16h, no webinar Saindo do Prelo, que será transmitido pelo canal TVIAB no YouTube. O evento será aberto pela presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez. Os debates serão mediados pela diretora de Biblioteca e presidente da Comissão de Criminologia do IAB, Marcia Dinis. 
Um dos maiores expoentes da criminologia crítica latino-americana, Zaffaroni também é professor emérito do Departamento de Direito Penal da Universidade Nacional de Buenos Aires e vice-presidente da Associação Internacional de Direito Penal. De 2003 a 2014, foi ministro da Suprema Corte Argentina. Juarez Tavares é um dos maiores juristas do Direito Penal no Brasil e atua como professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor visitante da Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Por 39 anos, Juarez Tavares exerceu as funções de membro do Ministério Público Federal, tendo ocupado o cargo de subprocurador-Geral da República. 

Antes das palestras dos autores, as obras serão apresentadas pela advogada Mariana Weigert, membro da Comissão de Criminologia do IAB e do Fórum Permanente de Política e Justiça Criminal da Emerj, e pela a professora titular de Direito Penal da Faculdade de Direito da USP Ana Elisa Bechara.  

Aos estudantes de Direito que participarem do webinar será concedida uma hora e meia de estágio pela OAB/RJ. A participação é gratuita. Para ter direito ao certificado, o estudante terá que enviar, durante o evento, para o e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., o nome completo e o código que será disponibilizado no chat da transmissão. Não serão aceitas solicitações feitas após o encerramento do webinar.      

Veja a programação completa: 

26/10 (terça-feira) – 16h – canal TVIAB no YouTube
Webinar Saindo do Prelo
Lançamento dos livros: 
Colonização punitiva e totalitarismo financeiro: a criminologia do ser-aqui, de Eugenio Raúl Zaffaroni
Crime: crença e realidade, de Juarez Tavares
 
Abertura
Rita Cortez, presidente nacional do IAB
 
Palestrantes
Eugenio Raúl Zaffaroni, professor emérito da Universidade de Buenos Aires e juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos

Juares Tavarez, membro da Comissão de Criminologia do IAB e professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Mariana Weigert, membro da Comissão de Criminologia do IAB e do Fórum Permanente de Política e Justiça Criminal da Emerj

Ana Elisa Bechara, professora titular de Direito Penal da Faculdade de Direito da USP
 
Mediação
Marcia Dinis, presidente da Comissão de Criminologia do IAB e vice-presidente da Sociedade dos Advogados Criminais do Estado do Rio de Janeiro (Sacerj)
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173