Uma das últimas participações acadêmicas do constitucionalista foi no evento 30 anos da Constituição Federal e do direito à cidade, promovido pela Comissão de Direito Urbanístico do IAB em 2018. Além da participação no seminário, Silva recebeu uma homenagem da Casa de Montezuma por sua valiosa contribuição às atividades da instituição.
“Tributa-se, também, ao professor José Afonso da Silva a filtragem constitucional do Direito Urbanístico, por meio da qual devem as cidades cumprir as suas funções sociais, a fim de propiciar habitação, condições adequadas de trabalho, recreação e de circulação”, destacou Frederico Grechi, vice-presidente da Comissão de Direito Urbanístico do IAB.
O jurista centenário nasceu em Minas Gerais e, aos 28 anos, ingressou na tradicional Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na USP, onde se formou em Ciências Jurídicas e Sociais. No meio acadêmico, tornou-se livre-docente pela USP e pela UFMG e foi professor titular do Departamento de Direito Econômico e Financeiro da USP. Lecionou também no Centro Universitário Padre Anchieta, em Jundiaí, formando gerações de juristas.
Silva trabalhou como advogado, oficial de justiça, procurador do Estado de São Paulo, além de ocupar importantes cargos administrativos, como chefe de gabinete da Secretaria do Interior, assessor da Secretaria de Segurança e secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado. Sua contribuição à história constitucional brasileira foi decisiva: como assessor convidado da Assembleia Constituinte de 1987, participou ativamente da redação da CF de 1988, consolidando-se como uma das maiores autoridades do país na área.
(Com informações do site Migalhas.)