NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 09 Abril 2020 00:40

IAB produz parecer sobre projeto que flexibiliza relações jurídicas privadas durante a pandemia

Adilson Rodrigues Pires Adilson Rodrigues Pires
O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) encaminhou ao Senado Federal um conjunto de pareceres a respeito do projeto de lei (PLS) 1.179/2020, de autoria do senador Antonio Anastasia (PSD-MG), que cria o Regime Jurídico Emergencial e Transitório das relações jurídicas de Direito Privado (RJET). O PLS flexibiliza as relações jurídicas privadas durante a pandemia do novo coronavírus, com o objetivo de preservar o cumprimento dos contratos. O posicionamento do IAB foi “majoritariamente favorável ao projeto, com poucas restrições”, destacou o diretor-secretário e coordenador de Apoio às Comissões, Adilson Rodrigues Pires, responsável pela compilação dos pareceres e a redação final.
Ele elogiou o trabalho conjunto realizado, “em tempo recorde”, por integrantes das comissões de Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor, Direito Agrário e Urbanístico, Direito Empresarial e Direito Digital. “Quando pedimos às comissões que estudassem as questões contidas no projeto e emitissem posicionamentos, imediatamente todas entraram em ação e entregaram, em tempo recorde, brilhantes pareceres técnicos”, enfatizou Adilson Rodrigues Pires. O conjunto de pareceres sobre o PLS, protocolado no Senado no dia 30 de março, foi encaminhado pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, no dia 2 abril. No dia seguinte, o PLS foi votado e aprovado no Senado, sendo enviado à apreciação da Câmara dos Deputados.

Dividido em 12 capítulos, o PLS promove alterações temporárias em diferentes normas, entre as quais as contidas no Código Civil, no Código de Defesa do Consumidor, na Lei do Inquilinato e na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Para Adilson Rodrigues Pires, com o isolamento social e a mudança de comportamento na sociedade, que, em grande parte, está produzindo em regime de home office, as modificações nas normas poderão se tornar permanentes. “Na minha opinião, com o novo mundo que se apresentará após passar a pandemia, a maioria das medidas previstas no projeto, que são lógicas e pertinentes, deverá receber propostas legislativas destinadas a torná-las definitivas”, previu o coordenador.

Dentre as regras transitórias estabelecidas no PLS está a que impede a concessão de liminar para desocupação de imóvel urbano nas ações de despejo ajuizadas a partir de 20 de março até 30 de outubro deste ano. O IAB manifestou apoio à proposta. O Instituto também apoiou a iniciativa de que normas extraordinárias regulem as relações em condomínios residenciais. De acordo com o projeto, “o síndico terá poderes emergenciais para restringir o uso de áreas comuns e limitar ou proibir a realização de reuniões, festas, uso de estacionamentos, inclusive privativos, para evitar a disseminação do coronavírus”. 

Além disso, o projeto prevê também que as assembleias condominiais, assim como as de sociedades comerciais, poderão acontecer, em caráter emergencial, por meio virtual, até 30 de outubro deste ano. Até esta data, também poderão ser prorrogados os prazos para assembleias voltadas para a divulgação de demonstrações financeiras. 

Direito de arrependimento – O IAB se posicionou contrariamente à proposta que suspende, até 30 de outubro, a aplicação do direito de arrependimento previsto no art. 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Conforme o dispositivo, o consumidor pode desfazer o negócio nos sete dias seguintes à compra de um produto ou à contratação de um serviço. Conforme o parecer do Instituto, “o artigo 49 deve ser mantido, especialmente em tempos de Covid-19, para que compras essenciais (de remédios, alimentos, utensílios de limpeza e outros itens de primeira necessidade) possam normalmente ser trocadas por arrependimento eficaz”.

Os pareceres do IAB foram produzidos pelos relatores Arnon Velmovitsky, Carlos Gabriel Feijó de Lima, Carlos Samuel de Oliveira Freitas, Edison M. O. Balbino e Marcelo Borges, da Comissão de Direito Imobiliário; Ivan Luís Nunes Ferreira; da Comissão de Direito Processual Civil; Victor Greijal Sardas, da Comissão de Direito do Consumidor; Frederico Price Grecchi e Albenir Querubin, da Comissão de Direito Agrário e Urbanístico; João Manoel de Lima Júnior, da Comissão de Direito Empresarial; Helen Cristina Leite de Lima Orleans e Carlos Jorge Sampaio, da Comissão de Direito Civil; e Fernanda Maibon Sauer, Sydney Sanches e Marcia Dinis, da Comissão de Direito Digital.

Clique abaixo e acesse a íntegra do conjunto de pareceres.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173