NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 02 Dezembro 2020 01:03

Instituto participa de julgamento no STF que suspendeu efeitos de resolução do Conama  

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) participou como amicus curiae do julgamento em que o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) referendou as medidas liminares concedidas pela ministra Rosa Weber, suspendendo os efeitos da Resolução 500/2020 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A iniciativa do Conama revogou três resoluções do órgão que tratavam de empreendimentos de irrigação, da faixa mínima de distância ao redor de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e da proteção de manguezais e restingas.  
O IAB foi representado pelo consócio Paulo de Bessa Antunes, que fez a sustentação oral no julgamento virtual da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 747, na última sexta-feira (27/12), e opinou pela “ilegalidade e inconstitucionalidade” da resolução. Paulo de Bessa Antunes integrou, junto com Jorge Folena, a Comissão Especial e Transitória sobre Análise da Resolução do Conama, criada pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, para produzir parecer a respeito da decisão do órgão.  

Aprovado pelo Plenário do IAB na sessão ordinária virtual do dia 7 de outubro, o parecer foi encaminhado a todos os ministros do STF. “A posição adotada pelo Supremo, em linhas gerais, segue a linha de argumentação do parecer do IAB, com destaque para o fato de que normas não podem ser revogadas, sem que seja estabelecido um regime de transição para a futura regulamentação da matéria”, disse Paulo de Bessa Antunes.  

Em seu voto, a ministra Rosa Weber argumentou que a revogação das normas protetivas, sem que se procedesse à sua substituição ou atualização, compromete não apenas o cumprimento da legislação como a observância de compromissos internacionais assumidos pelo Brasil. 

Rita Cortez falou da atuação da entidade: “É uma satisfação para o IAB contar com mais uma bem sucedida intervenção como amicus curiae em processo judicial que articula matéria extremamente relevante para a sociedade brasileira”. A presidente disse ainda: “O IAB não só produziu parecer técnico sobre a revogação da resolução do Conama, como também aprovou o requerimento de ingresso como amigo da corte na ADPF 747, atuando de forma plena na defesa de seu posicionamento perante o STF”.  

De acordo com Paulo de Bessa Antunes, no julgamento também foram destacados os compromissos internacionais firmados pelo Brasil e as questões relativas ao aquecimento global. “O IAB, mais uma vez, reafirmou o seu compromisso com o aprimoramento da ordem jurídica democrática e com a defesa do meio ambiente”, afirmou. 
 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173