NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 08 Março 2023 12:50

IAB participa de inauguração do busto de Esperança Garcia na OAB/PI

Da esq. para a dir., Margareth Menezes, Celso Barros e Rafael Fonteles Da esq. para a dir., Margareth Menezes, Celso Barros e Rafael Fonteles

O representante do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) no Piauí, Álvaro Mota, participou, nesta terça-feira (7/3), da inauguração do busto de Esperança Garcia, declarada a primeira mulher advogada do Brasil. A peça foi instalada na OAB/PI e fará parte do memorial da Seccional. “É uma honra e um orgulho representar o IAB nessa solenidade que homenageia Esperança Garcia. É um resgate já feito pelo Instituto, que tem a Medalha Esperança Garcia – específica para o reconhecimento de personalidades femininas. Muito mais do que o resgate da figura da advogada, o evento representa o resgate da importância da reivindicação de direitos, principalmente em um mundo em ampla transformação. No Direito, tudo é feminino: lei, justiça e Constituição”, disse o advogado.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também presente, definiu Esperança Garcia como uma mulher negra visionária e insurgente. “Esperança pôde ler sua realidade social e conseguiu denunciar as condições que ela, sua família e tantas outras famílias escravizadas se encontravam”. A cerimônia contou com a participação do presidente e da vice-presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto e Daniela Freitas, respectivamente, do governador e do vice-governador do Piauí, Rafael Fonteles e Themistocles Filho, respectivamente, e do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa.

Esperança, que foi escravizada no século XVIII, escreveu uma petição ao então governador do Piauí denunciando os maus-tratos sofridos por ela e sua família. A busca por direitos encabeçada por Esperança garantiu a ela o título de primeira mulher advogada do País. O posto e a natureza jurídica da ação foram reconhecidos pelo Conselho Federal da Ordem em novembro de 2022. Agradecendo pelo legado da advogada, Margareth Menezes afirmou que a homenagem se estende a todas as mulheres. “Todas nós sabemos que necessitamos de um País que seja menos misógino e respeite o lugar da mulher, sua inteligência e competência de estar onde ela quiser estar. Entendo aqui a Esperança como nome próprio, um prenúncio e um verbo”, declarou a ministra.

Busto de Esperança Garcia

A peça, criada pelo artista plástico piauiense Braga Tepi, foi doada pelo Governo do Estado através da Secretaria de Cultura do Piauí (Secult). “A simbologia da Esperança Garcia de ser advogada revela a todos nós que o protagonismo da mulher é constante em nossos estados há muitos séculos”, disse Celso Barros. A cerimônia foi marcada por músicas e danças tradicionais apresentadas pela comunidade quilombola Mimbó. “Tivemos todo esse esforço para registrar nossa história, os nossos heróis e as nossas heroínas de todas as artes, para que o nosso povo conheça a nossa história, tenha orgulho da nossa história, porque um povo que não tem orgulho da sua própria história dificilmente se desenvolve”, afirmou Rafael Fonteles.
 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173