NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 24 Agosto 2021 01:02

Homenagem a Sylvio Capanema de Souza é marcada por momentos de emoção 

Beatriz Capanema Beatriz Capanema
O lançamento virtual, nesta segunda-feira (23/8), no canal TVIAB no YouTube, da edição atualizada de A Lei do Inquilinato comentada: artigo por artigo, de autoria do advogado e desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) Sylvio Capanema de Souza, que morreu aos 82 anos de Covid-19, em junho do ano passado, teve as presenças dos cinco filhos e de duas netas do homenageado, que se emocionaram ao falar do jurista. Quem cuidou da 13ª edição da obra escrita pelo coautor do projeto de lei transformado na Lei do Inquilinato (Lei 8.245/1991) foi sua neta, a advogada Beatriz Capanema: “Meu ‘vô’ sempre foi a minha eterna e inesgotável fonte de inspiração”, disse ela, carinhosamente, durante o webinar Saindo do Prelo.  
Eles ressaltaram que a união familiar foi um dos grandes legados deixados pelo jurista. “Ele vai estar sempre presente e deve estar adorando ver a família aqui reunida”, disse o filho e juiz do TJRJ João Paulo Knack Capanema de Souza, visivelmente emocionado. As filhas que são juízas do TJRJ, Márcia Santos Capanema de Souza e Flávia Santos Capanema de Souza, comoveram-se igualmente ao falar do magistrado. “Agradeço muito essa homenagem à pessoa e à obra que o papai deixou”, resumiu Márcia, sem conseguir avançar na sua fala.  

Flávia, por sua vez, disse: “Acompanhei o nascimento do livro, que foi escrito por ele à mão e pode ser considerado o seu sexto filho”. Ela acrescentou que o pai “era muito democrático com o saber dele, tinha prazer em dividir conhecimento com todos, dizia que o título de professor era o que mais lhe dava orgulho, e morreu aos 82 anos em pleno vigor físico e intelectual, levado pela Covid, tratada com desprezo por um governo negacionista e causador – segundo a unanimidade entre os cientistas – do genocídio de mais de 500 mil pessoas”. A filha e advogada Ana Luíza contou: “Ele escreveu todos os livros à mão, e eu tive o prazer de digitar muitos capítulos de alguns deles”. 

 

Clássico – O evento foi aberto pela presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez. “O livro é um clássico no âmbito do Direito Imobiliário. Prova disso é que a obra já está na sua 13ª edição”, destacou a advogada trabalhista, que acrescentou: “Esta é uma homenagem a uma pessoa querida que admiramos muito como advogado, magistrado e professor”. O webinar foi conduzido pela diretora de Biblioteca, Marcia Dinis, que assim definiu o jurista: “Sylvio foi uma pessoa muito especial, um homem querido por todos e um advogado exemplar”. Também participaram do evento a secretária-geral, Adriana Brasil Guimarães, e o diretor Financeiro e presidente da Comissão de Direito Imobiliário, Arnon Velmovitsky. 

“Capanema era uma unanimidade e nos deixou uma enorme saudade e um grande legado de obras jurídicas”, afirmou Adriana Brasil Guimarães, sua ex-aluna, que também falou: “Era muito mais do que um amigo, foi meu professor na Universidade Cândido Mendes e com ele aprendi os primeiros passos no campo do Direito Imobiliário”. Arnon  Velmovitsky ressaltou a importância da Lei do Inquilinato. “A lei, que teve a redação de Sylvio Capanema, pacificou o mercado ao sanar vários problemas e dar equilíbrio à legislação, que garante ao inquilino a estabilidade de sua permanência no imóvel e, ao mesmo tempo, assegura ao proprietário o direito de receber um valor em forma de multa, caso o contrato não seja cumprido”. 

Beatriz Capanema, que é coordenadora adjunta de Direito Civil da Escola Superior da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (ESA-RJ), pontuou as inserções feitas na 13ª edição da obra: “Na atual versão, busquei trazer os recentes debates sobre os reflexos da pandemia nos contratos de locação em razão das muitas dificuldades econômicas enfrentadas pelas famílias brasileiras, tais como revisão e renegociação dos valores dos aluguéis”.  

A advogada falou também sobre o propósito da atual edição: “O objetivo é fazer com que os operadores do Direito encontrem no livro soluções para essas questões que ainda estão em aberto”. Ela disse que a atualização da obra é mais do que uma homenagem ao avô: “Serve para manter vivo o espírito do professor Sylvio Capanema, para as futuras gerações de estudantes e profissionais do ramo do Direito Imobiliário”. 

Também participaram da homenagem a filha Sylvia Capanema, que optou pela área de economia, e a neta Luísa Capanema Vieira, advogada. “O IAB era a sua segunda casa”, disse a neta. Filha mais velha, Sylvia complementou: “Apesar de trabalhar muito, sempre conseguia tempo para a família, sendo a nossa união um dos legados que ele deixou”.  
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173