NOTÍCIAS

IABNEWS

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Terça, 06 Dezembro 2016 21:08

Exposição inaugura seminário do Bicentenário de Teixeira de Freitas

Da esq. para a dir., Nelson Paes Leme, Cleber Lima Lopes da Cruz, Aurélio Wander Bastos, João Carlos Castellar, Francisco Ramalho, Carlos Alberto Provenciano Gallo, Andre Augusto Malcher Meira e João Carlos Britez Da esq. para a dir., Nelson Paes Leme, Cleber Lima Lopes da Cruz, Aurélio Wander Bastos, João Carlos Castellar, Francisco Ramalho, Carlos Alberto Provenciano Gallo, Andre Augusto Malcher Meira e João Carlos Britez
Com a abertura, na Biblioteca Daniel Aarão Reis, da exposição que reúne peças do acervo bibliográfico e museológico de Augusto Teixeira de Freitas, o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) deu início, na segunda-feira (5/12), ao seminário Teixeira de Freitas: Bicentenário do Jurisconsulto do Império. O evento é uma homenagem ao jurista que, em 1857, assumiu o mandato como o quarto presidente da história do IAB.
Natural de Cachoeira (BA), Teixeira de Freitas se formou bacharel em Direito, em 1837, pela Academia das Ciências Sociais e Jurídicas de Olinda (PE). O primeiro dia de homenagens contou com as presenças do trineto Fernando Teixeira de Freitas e do advogado André Augusto Malcher Meira, neto de Silvio Meira, principal biógrafo de Teixeira de Freitas. O advogado, que preside o Instituto Sílvio Meira, sediado em Belém (PA), se deslocou ao Rio especialmente para participar do evento e fez um discurso a respeito da obra do avô.

No plenário, fizeram palestras sobre o jurista baiano o diretor de Biblioteca, Aurélio Wander Bastos, o presidente da Comissão de Estudos Histórico e Culturais do IAB, Francisco Ramalho, e o membro da comissão Carlos Alberto Provenciano Gallo. Estiveram presentes o advogado, cientista político e membro do Conselho Superior do IAB, Nelson Paes Leme; o presidente da Comissão de Direito Civil, Carlos Sampaio, e os consócios João Carlos Britez, membro da Comissão de Direitos Humanos, e Euclides Lopes, integrante da Comissão de Filosofia do Direito.

Em razão dos distúrbios decorrentes das manifestações ocorridas no Centro, a programação da tarde desta terça-feira (6/12) foi cancelada. Amanhã, às 18h, será realizada uma Sessão Solene no plenário, conduzida pelo presidente nacional do IAB, Técio Lins e Silva. Participarão os organizadores do seminário, Francisco Ramalho e o diretor Cultural, João Carlos Castellar; o secretário-geral do IAB, Jacksohn Grossman; os presidentes do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Arno Wehling, e da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, Francisco Amaral, e o professor da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ Flávio Alves Martins. Ao final da solenidade será servido um vin d’honner no saguão do plenário.

Antes da Sessão Solene, que marcará o fim das atividades do IAB no ano de 2016, será lançado, na Biblioteca, o livro Crimes políticos – A hermenêutica de Victor Nunes Leal no STF, de Aurélio Wander Bastos.


Dentre as peças expostas há uma pintura a óleo e uma estatueta alegórica de Teixeira de Freitas, placas e cópia do diploma de bacharel em Direito
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173