NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 13 Dezembro 2018 20:34

‘É um momento histórico para o IAB a iniciativa voltada para as pessoas com deficiência’

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, recém-criada pela presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, por meio da Portaria 101/2018, Joelson Costa Dias (foto) fez uma exposição aos consócios, na sessão ordinária desta quarta-feira (12/12), sobre o trabalho que está sendo desenvolvido pela comissão, e enalteceu a iniciativa da presidente. “A criação da comissão, no ano em que comemoramos 30 anos da Constituição Federal, 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e 10 anos da adesão do Brasil à Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, é um momento histórico para o IAB”, afirmou ele. Segundo Joelson Costa Dias, “a realização só foi possível graças à experiência da nossa presidente, à sua militância e ao seu compromisso com os direitos humanos, com os direitos fundamentais e com as nossas garantias constitucionais”.
De acordo com o presidente da comissão, integrada por Deborah Prates, Danielle Marques de Souza e João Theotonio Mendes de Almeida Junior, a iniciativa se coaduna com os princípios assumidos pelos membros do IAB que, ao tomarem posse, fazem o juramento de “promover o estudo do direito, a difusão do conhecimento e o culto à justiça”. Segundo Joelson Costa Dias, “a comissão já aprovou um plano de trabalho e uma estratégia de atuação que incluem a difusão dos estudos desenvolvidos e a capacitação dos membros do Instituto no que diz respeito à temática relacionada às pessoas com deficiência”. Ele falou também sobre promover condições de acessibilidade nas instalações do IAB e nos seus meios de comunicação.

Conforme o presidente, a estratégia de atuação envolverá, ainda, a criação de um repositório virtual de decisões judiciais e jurisprudenciais relacionadas aos direitos das pessoas com deficiência, a produção de pareceres e a abertura de canais de diálogo com o Poder Público, outras entidades jurídicas e a sociedade. “Temos que trabalhar com a expectativa de construção de um Estado acolhedor e inclusivo, que faça esforços para garantir o mínimo existencial a todas as pessoas”, afirmou.

Segundo Joelson Costa Dias, “a deficiência não está propriamente na pessoa, por conta da sua limitação funcional, ela está no nosso meio ambiente, no qual não é garantido o sistema Braile, a língua de sinais, o piso tátil, o formato acessível dos documentos disponibilizados na internet e a contratação de professores de apoio nas escolas públicas”. Para o advogado, a adoção de tais medidas é imprescindível para que “todos possam viver com autonomia, independência e liberdade”.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173