Oriundo do Ministério Público Federal (MPF) no Espírito Santo, o magistrado é o primeiro membro do parquet naquele estado a compor o TRF2. A vaga no tribunal foi aberta em decorrência da aposentadoria da desembargadora federal Vera Lúcia Lima, em fevereiro deste ano. Julio de Castilhos foi o mais votado pelo Plenário do TRF2 para integrar a lista tríplice formada em maio com membros do MPF.
Julio de Castilhos durante seu discurso
Além do presidente do TRF2, desembargador federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, anfitrião do evento, compuseram a mesa diretora os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves e Messod Azulay Neto; a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), juíza federal Daniela Pereira Madeira; o senador Fabiano Contarato; o presidente do TRF4, desembargador federal João Batista Pinto Silveira; e o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República na 2ª Região (PRR2), Leonardo Cardoso de Freitas. A sessão também foi prestigiada por autoridades e convidados, como o consócio do IAB Humberto Adami.
Após prestar o juramento solene, confirmando o compromisso de desempenhar com retidão as novas funções, Julio de Castilhos recebeu as felicitações do presidente Luiz Paulo da Silva Araújo Filho e foi conduzido até seu lugar na bancada pelo mais antigo desembargador federal do TRF2 presente à solenidade, Guilherme Couto de Castro, e pelo mais novo integrante da Corte, desembargador federal Rogério Tobias de Carvalho.
Julio de Castilhos agradeceu aos presentes, aos seus novos pares, aos colegas da Procuradoria da República, aos amigos e à família. Adaptando a famosa frase do físico britânico do século 17, Isaac Newton, o mais novo componente da Corte citou essas referências da sua trajetória de vida como “gigantes” sobre cujos ombros se apoiou para alcançar o ápice da sua carreira jurídica. Ele prestou tributo, em especial, a sua professora na adolescência, Araci, hoje com 101 anos de idade e presente na solenidade, e ao presidente do TRF2 Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, de quem foi aluno na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
(Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF2.)