Sexta, 04 Setembro 2020 22:44

Cinco advogados tomam posse como membros efetivos em sessão extraordinária virtual 

A vice-presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj) e diretora de Mulheres da OAB/RJ, Marisa Gaudio, e o presidente da Comissão Direito do Consumidor do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estudo Jurídico (Ibrapej), Miguel Luiz Barros Barreto de Oliveira, tomaram posse como membros efetivos do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), na sessão extraordinária virtual desta sexta-feira (4/9). A presidente nacional do IAB, Rita Cortez, também deu posse aos advogados André Gonçalves Zipperer, Célia Regina Pereira Dantas e Luiz Guilherme Moraes Rego Migliora.  
Ao abrir a sessão, Rita Cortez falou sobre o evento realizado, na véspera, em homenagem póstuma à advogada trabalhista Moema Baptista e, também, a respeito da morte do consócio Antonio Carlos Flores de Moraes, aos 73 anos. “Ontem, tivemos um momento de muita ternura, muito carinho e muita emoção, no seminário virtual de Direito do Trabalho dedicado à advogada Moema Baptista, e, ao mesmo tempo, a perda enorme de Antonio Carlos Flores de Moraes, notável acadêmico do Direito do Trabalho e membro da nossa Comissão de Direito do Trabalho”, disse a presidente do IAB. 

A comissão passará a contar com a atuação do advogado paranaense André Gonçalves Zipperer, indicado ao IAB pelos consócios Paulo Sergio Marques dos Reis e Luciana Slosbergas, representante titular institucional do IAB em São Paulo. Ela o apresentou como “um dos advogados mais respeitados do Paraná e torcedor fanático do Coritiba”. O novo consócio confirmou a sua paixão pelo clube. “As minhas três grandes paixões são o meu filho, o Direito do Trabalho e o coxa-branca”, disse o advogado, recorrendo ao apelido pelo qual é conhecido o seu time do coração. 

Trazida para o IAB pela presidente Rita Cortez e pelo consócio Ronaldo Chaves Gaudio, seu irmão, Marisa Gaudio vai atuar na Comissão de Direito de Família e Sucessões. “Na condição de seu irmão, é motivo de muito orgulho trazê-la para o IAB, por tudo que vivemos juntos, inclusive profissionalmente”, disse Ronaldo Chaves Gaudio, ao saudá-la. “Estou emocionada por me tornar membro do IAB e, especialmente, por ter sido indicada pelo meu querido irmão e por Rita Cortez, essa mulher, mãe e advogada, que é um exemplo para todas as mulheres, que ainda ocupam, infelizmente, poucos espaços”. 

Miguel Luiz Barros Barreto de Oliveira fará parte da Comissão de Direito Civil. “Contribuirá muito com o IAB, por conta da sua notável competência e forte ligação com a academia”, disse Maíra Fernandes, sua proponente, junto com o ex-presidente Técio Lins e Silva. “É um momento especial na vida de qualquer advogado, não sendo diferente para mim, que hoje passo a fazer parte do IAB, instituição de longa tradição, que não deixa de se manter atual e na luta contra as ameaças ao estado democrático de direito”, falou o novo consócio. 

Célia Regina Pereira Dantas escolheu a Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem. “Ela é um fenômeno na área de mediação de conflitos”, afirmou o consócio e diretor da representação da Associação Brasileira de Advogados no Rio de Janeiro (ABA/RJ) Marcos Vidigal de Freitas Crissiuma, que propôs o seu ingresso no Instituto. “Eu sempre quis o Direito e a advocacia, para ajudar a sanar injustiças ou evitá-las, sendo fundamentais para isso as formas alternativas de solução dos conflitos”, disse a nova consócia. 

Luiz Guilherme Moraes Rego Migliora atuará na Comissão de Direito do Trabalho, presidida por Daniel Apolônio Vieira, que o trouxe para a Casa de Montezuma, junto com Rita Cortez. “É um advogado com mais de três décadas de fecunda atuação na área trabalhista em todo o País”, destacou Daniel Apolônio Vieira, ao apresentá-lo. “É uma honra ingressar no IAB, especialmente por ter Daniel Apolônio Vieira à frente da comissão e Rita Cortez na presidência desta entidade tão importante na luta em defesa da democracia”, disse  o novo membro.