NOTÍCIAS

IABNEWS

Sábado, 15 Agosto 2020 00:17

Desembargador do TJRJ Cesar Felipe Cury e oito advogados são empossados 

O desembargador Cesar Felipe Cury, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), foi empossado como membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), na sessão extraordinária virtual desta sexta-feira (14/8), conduzida pela presidente nacional, Rita Cortez. O magistrado fará parte da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem, cuja vice-presidente, Adriana Brasil Guimarães, o indicou ao IAB junto com a consócia Carla Maria Alcofra Tocantins. Na sessão, oito advogados foram empossados como membros efetivos, entre os quais a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Daniela Lima de Andrade Borges. 
Em seu discurso de posse, Cesar Felipe Cury disse: “Fico extremamente honrado por ingressar no Instituto, onde estive pela primeira vez, ainda menino, levado por meu pai, advogado, que me dizia ser o IAB o santuário dos advogados”. Para Carla Maria Alcofra Tocantins, o desembargador “é um grande defensor da Justiça no seu sentido mais amplo”.  

Daniela Lima de Andrade Borges atuará na Comissão de Direito Financeiro e Tributário. A nova consócia agradeceu a Rita Cortez e Adriana Brasil Guimarães pela indicação e manifestou a sua “honra de ingressar no IAB, tendo Rita Cortez como presidente, por ser uma mulher com enorme capacidade de liderança e defesa intransigente da Constituição Federal e do estado democrático de direito”. Ao saudá-la, Adriana Brasil Guimarães ressaltou a competência da nova consócia e a convocou a “arregaçar as mangas para o trabalho”. 

O casal Simão Aznar Filho e Carla Dolezel Trindade participarão da Comissão de Compliance e Governança Corporativa, presidida por Cláudio Carneiro, que os indicou ao IAB junto com Rita Cortez. “São duas grandes aquisições para o Instituto”, garantiu Cláudio Carneiro. Carla Dolezel Trindade falou da “relevância” do IAB e da sua “honra” de se tornar membro do Instituto. Ao assumir a tribuna virtual, Simão Aznar Filho proferiu uma única frase: “Todo discurso curto é bom, e todo discurso bom é curto”.  

Indicada pelo presidente da Comissão de Igualdade Racial, Humberto Adami Santos Junior, que a classificou como “uma brilhante advogada”, Alessandra Moreira dos Santos fará parte da Comissão da Mulher. “Com muito orgulho e emoção, ingresso na Casa de Montezuma, homem negro que fundou o IAB”, disse a advogada, que destacou a importância da luta da advocacia contra o racismo. 

‘Fecunda atuação’ – A Comissão de Direito do Trabalho vai contar com os préstimos de Cristóvão Tavares de Macedo Soares, trazido para o IAB pelo presidente da comissão, Daniel Apolônio Vieira, por Rita Cortez e pelo membro do Conselho Superior Victor Farjalla. “É um grande advogado, com mais de três décadas de fecunda atuação nas áreas trabalhista e empresarial”, afiançou Daniel Apolônio Vieira.  

“O IAB ganha hoje um ser humano voltado para o bem da família e dos amigos e um advogado que reúne qualidade ímpar”, acrescentou Victor Farjalla. Em seu discurso de posse, o novo consócio disse: “O meu ingresso também é uma homenagem a Rita Cortez, que admiro por afirmar as suas posições políticas e ideológicas e, ao mesmo tempo, abrir as portas do IAB para o pensamento plural, numa demonstração exemplar de comportamento democrático”. 

Da recém-criada Comissão de Direito Médico, Saúde e Bioética, fará parte Maria Carolina Martins Mynssen Miranda de Freitas, convidada a vir para o IAB por Adriana Brasil Guimarães. “Ela começou a carreira no meu escritório, como estagiária, e desde aquela época já demonstrava uma aptidão enorme para a advocacia”, lembrou a indicante. “Amo a profissão, e hoje é um momento marcante na minha vida”, disse a nova consócia. 

Alexandre de Sigmaringa Seixas foi indicado por Rita Cortez, pelo 3º vice-presidente, Carlos Eduardo Machado, e os diretores Antônio Laért Vieira Júnior e Kátia Tavares Rubinstein. “É um querido amigo, um homem de grande capacidade intelectual e um profissional com uma bela trajetória”, apresentou Antônio Laért Vieira Júnior. Alexandre de Sigmaringa Seixas, que integrará a Comissão de Direito Constitucional, falou da sua honra de fazer parte da “gloriosa academia”. 

O tributarista Eduardo Maneira, que chega ao IAB pelas mãos de Adriana Brasil Guimarães e do diretor Eurico de Jesus Teles Neto, se juntará aos integrantes da Comissão de Direito Financeiro e Tributário. “O País precisa de uma reforma tributária, e o IAB tem que ter uma participação nesse processo legislativo”, conclamou. Eurico Teles disse que o novo consócio “é um homem formador de opinião no campo do Direito Tributário”.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173