NOTÍCIAS

IABNEWS

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Quinta, 30 Março 2017 18:50

Conselho Superior aprova as contas de 2016 e orçamento para 2017

Da esq. para a dir. Hermano de Villemor Amaral Filho, Jacksohn Grossman, Técio Lins e Silva e Sydney Sanches, que apresenta os dados do seu relatório projetados nos telões do plenário Da esq. para a dir. Hermano de Villemor Amaral Filho, Jacksohn Grossman, Técio Lins e Silva e Sydney Sanches, que apresenta os dados do seu relatório projetados nos telões do plenário
O Conselho Superior do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) aprovou por aclamação, na reunião desta quarta-feira (29/3) conduzida pelo presidente nacional, Técio Lins e Silva, a prestação de contas de 2016 e a previsão orçamentária para 2017 apresentadas pelo diretor financeiro, Sydney Sanches. Ele anunciou o superávit alcançado pela gestão e registrou a manutenção do valor das anuidades dos membros efetivos pelo terceiro ano consecutivo, a decisão de isentar os membros honorários das anuidades e o resgate de 19% dos efetivos que estavam inadimplentes. Segundo o ex-presidente Ricardo Cesar Pereira Lira, “a gestão extraordinária de Técio Lins e Silva, tanto no campo administrativo quanto financeiro, é engrandecida pela respeitabilidade alcançada pelo IAB na sua presidência perante todas as instituições jurídicas do País”.
De acordo com a ex-presidente Maria Adélia Campello Rodrigues Pereira, “o presidente tem se esforçado muito e tido êxito para fazer o IAB avançar cada vez mais dentro dos propósitos da Instituição”. Segundo Técio Lins e Silva, “2016 foi um ano extraordinariamente positivo, pois além da gestão superavitária, gerida com a mais absoluta responsabilidade, o IAB fortaleceu a sua presença no cenário nacional, discutindo os grandes temas de interesse da nação”.

O presidente do IAB apresentou aos membros do Conselho Superior números que demonstram o crescimento da entidade em 2016. “Demos posse a 60 consócios, realizamos 31 sessões ordinárias, aprovamos 30 pareceres, promovemos 41 eventos, dentre os quais 28 palestras, quatro seminários e sete lançamentos de livros”, enumerou. Técio destacou, também, a ampliação da presença do IAB na mídia e o aumento do acesso ao site e à página do Instituto no facebook na atual administração.

Tempos modernos – “Ao longo desta gestão, foram publicadas na imprensa 655 notícias sobre o Instituto. Os números informam, também, que o site do IAB recebeu 165.219 visitas e suas páginas foram vistas 398.933 vezes”, ressaltou, complementando: “Estamos presentes nos tempos modernos da comunicação”. Ele enfatizou ainda o acesso à página do Instituto no Facebook. “A média de curtidas por postagem saltou de 3,3, em 2013, para 92,5, em 2015, atingindo a marca de 127,7 em 2016”, informou.

Em seu relato, o presidente do IAB registrou, ainda, que a postagem de maior repercussão no facebook foi “Nota de falecimento da Constituição Federal”, que alcançou 342.419 pessoas. Postada no dia 5 de outubro de 2016, em crítica à decisão do STF, que negou a liminar que visava a impedir a execução provisória da pena de prisão, ela recebeu 173 comentários, 2.472 curtidas e 2.530 compartilhamentos.

Técio disse que o fortalecimento do IAB no cenário nacional se deve à entrada de novos consócios, “em sua maioria, jovens advogados altamente qualificados”, ao bom ambiente na entidade – “temos uma gestão profícua e harmoniosa, num clima de absoluta cordialidade – e a participação do Instituto em debates por todo o país. “Tenho feito um esforço pessoal, indo a todos os eventos, o que me honra muito, porque o IAB tem sido convidado pelos cerimoniais dos tribunais, inclusive da Suprema Corte, que nos oferecem sempre um lugar de destaque, o que dá muito visibilidade à Casa de Montezuma”, afirmou.

Isenção de anuidade – O diretor financeiro, Sydney Sanches, fez questão de frisar que “todos os deslocamentos do presidente tem sido arcados por ele, que até hoje jamais usou o cartão corporativo que o IAB providenciou em seu nome”. Sydney Sanches destacou também, durante a apresentação do seu relatório, a decisão de isentar os membros honorários das anuidades. “Como era muito pequena a receita relacionada aos membros honorários, que são poucos e estão entre os mais inadimplentes, a Diretoria optou por isentá-los das anuidades, por considerá-los importantes para o funcionamento externo do IAB,”, explicou o diretor financeiro.

Sydney Sanches falou ainda da campanha promovida pelo Instituto para resgatar os consócios inadimplentes que haviam deixado de freqüentar a Casa de Montezuma. “Fizemos uma grande convocação, sem espírito de cobrança, e conseguimos fazer com que 19% dos inadimplentes se interessassem em ficar em dia com o IAB”, relatou.

Outros membros do Conselho Superior também teceram elogios à gestão de Técio Lins e Silva. “Ele, que tem todas as virtudes do grande advogado, revelou uma característica que eu desconhecia, a de administrador competente”, afirmou Nelson Paiva Paes Leme. Decano do Conselho, Hermano de Villemor Amaral Filho, que integrou a mesa de trabalho, se disse “muito honrado de estar aqui representando os demais membros, que também apoiam esta administração”.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173