NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 06 Outubro 2021 00:34

Cinco advogados de Pernambuco tomam posse como membros do Instituto 

Fábio Túlio Barroso Fábio Túlio Barroso
Trazidos para o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) pelo representante estadual em Pernambuco, Fábio Túlio Barroso, tomaram posse como membros efetivos na sessão extraordinária virtual desta terça-feira (5/10) os advogados Bruno de Albuquerque Baptista, presidente da OAB/PE; Diego Nieto de Albuquerque, Manoel Severino Moraes de Almeida, Paulo Collier de Mendonça e Theresa Christina de Albuquerque Nóbrega. “São cinco grandes juristas que ingressam no IAB”, afirmou Fábio Túlio Barroso, na sessão conduzida pela presidente nacional, Rita Cortez. Também estavam presentes o 2º vice-presidente, Sydney Sanches, e o diretor secretário responsável pelas Relações Institucionais e coordenador da atuação das Representações Estaduais, Jorge Folena. 
“Estamos trabalhando intensamente para firmar a abrangência nacional do Instituto e fortalecê-lo na sua luta permanente pela defesa do estado democrático de direito e dos princípios consagrados pela Constituição Federal, que hoje completa 33 anos”, afirmou Rita Cortez. Na apresentação dos novos consócios, Fábio Túlio Barroso também os classificou como “advogados de notável referencial jurídico e humanístico”. Ele criticou as modificações promovidas nas últimas três décadas na Constituição, “alterando a sua natureza social e cidadã”, mas defendeu a “valorização da Carta Magna, por sua preocupação inarredável com a democracia, que tem sido atacada nos últimos tempos”. 

Jorge Folena reforçou a importância da busca pela meta traçada pela Diretoria: “O grande desafio assumido pela presidente neste seu segundo mandato é a consolidação da presença do IAB em todo o País, por meio das nomeações de representantes estaduais, posse de novos consócios e inaugurações de subsedes”. Sydney Sanches destacou a relevância de Pernambuco para a advocacia brasileira: “Matriz dos estudos do Direito no País, Pernambuco, com a sua longeva trajetória jurídica, tem caminhado de mãos dadas com o IAB na construção da democracia brasileira”. 

 
Rita Cortez conduz a sessão extraordinária de posses


Desconstrução – Na sua primeira manifestação como membro do IAB, o presidente da OAB/PE, Bruno de Albuquerque Baptista, que optou por atuar na Comissão de Seguridade Social, disse: “Neste dia em que a Constituição do Estado de Pernambuco também está fazendo aniversário, completando 32 anos, a data se torna ainda mais especial, ao assumir essa enorme responsabilidade de me tornar membro do IAB, que completou 178 anos de aprimoramento da ordem jurídica”. Theresa Christina de Albuquerque Nóbrega, que escolheu a Comissão de Direito Administrativo, falou que pretende ajudar o IAB “a combater o cenário de desigualdade social resultante de uma crise que vai muito além da pandemia”. Para a advogada, “em março de 2020, quando a Covid-19 chegou ao Brasil, o País já vivia uma situação de crise associada à desconstrução do Direito Constitucional Administrativo, sobretudo no que diz respeito à valorização da transparência das contas e à defesa do usuário do serviço público”. 

A Comissão de Direito do Trabalho será reforçada pelo advogado Diego Nieto de Albuquerque. “De pronto, aceitei o desafio de engrossar as fileiras do IAB, que tem uma vocação democrática e histórica voltada para a proteção dos direitos fundamentais”, disse o novo consócio. Na Comissão de Direitos Humanos atuará Manoel Severino Moraes de Almeida, que disse: “Venho dessa terra chamada Pernambuco, que tem raízes na construção de um País republicano, pois além de ter sido o estado onde se iniciou o estudo jurídico no País, sempre teve uma advocacia atuante”. Paulo Collier de Mendonça optou pela Comissão de Direito do Trabalho e afirmou: “É uma grande honra ingressar no IAB, e espero contribuir de alguma forma com a produção jurídica do Instituto”. 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173