Morais não pôde comparecer ao encontro, mas enviou à Casa de Montezuma os votos do Conselho. “Nós sabemos que a liderança feminina exige mais do que competência técnica — ela demanda coragem. Liderar sendo mulher é um ato de resistência cotidiana para superar as barreiras visíveis e invisíveis que se impõem”, diz um trecho da mensagem.
Leia a mensagem na íntegra:
Ressalto que as palavras deste discurso expressam verdadeiramente o sentimento de toda a Diretoria do Conselho Federal da OAB pelo Instituto dos Advogados Brasileiros e pela Dra. Rita de Cássia Cortez.
Antes de mais nada, cumprimento o Presidente do IAB no último triênio, Dr. Sydney Sanches. Nesse período desafiador, sua liderança mostrou que a resiliência é qualidade inerente à advocacia.
Na pessoa da Presidente Dra. Rita de Cássia Cortez, saúdo e parabenizo a todas e a todos que integram a Diretoria Eleita para o triênio 2025/2028.
Estou certa de que cada uma e cada um de vocês são pilares fundamentais para que o IAB cumpra sua missão institucional!
Senhoras e Senhores, não é possível pensar em cultura jurídica brasileira sem pensar no IAB. O Instituto acompanhou as primeiras configurações do Estado, da política e do direito em nossa sociedade.
São quase dois séculos de dedicação contínua e irrestrita para a valorização da advocacia e para o aperfeiçoamento das instituições democráticas e da produção intelectual jurídica brasileira.
O IAB e a OAB são instituições irmãs. Representamos a mesma classe e nos orientamos pelos mesmos princípios: liberdade, defesa de prerrogativas e justiça social.
Acima de tudo, a luta pelo exercício digno da advocacia é o que forma o fio condutor da relação entre as nossas entidades.
Em 2025, a Ordem completará 95 anos de existência. Durante todo esse período, ladeada pelo IAB, estivemos ao lado da sociedade brasileira na luta pela democracia e pela prevalência do Estado de Direito.
Temos muito orgulho da nossa entidade e do caminho que trilhamos, sempre buscando coibir retrocessos nos direitos fundamentais positivados em nossa Constituição Cidadã!
Senhoras e Senhores, celebramos o início de uma nova etapa para o Instituto dos Advogados Brasileiros.
Permitam-me uma pequena digressão sobre o protagonismo feminino nesta entidade.
Em 1899, o IAB negou às mulheres o direito de exercer a advocacia. Pouco tempo depois, em 1906, o Instituto conferiu o registro profissional à Dra. Myrthes Gomes de Campos, que se tornou a primeira mulher a exercer a advocacia no Brasil.
Somente em 2006 — cem anos após a primeira advogada inscrita —, tomou posse a primeira mulher Presidente do IAB, a Dra. Maria Adélia Campello, que, em seu discurso de posse, disse que este Instituto é marcado por vitalidade e modernidade.
E, hoje, para coroar esse legado de vitalidade e modernidade, comemoramos o terceiro mandato da Dra. Rita de Cássia Cortez como Presidente!
Advogada há mais de 40 anos, a Dra. Rita acumula qualidades que a fazem uma líder admirável. Densidade teórica, escuta atenta, visão solidária.
Nós sabemos que a liderança feminina exige mais do que competência técnica — ela demanda coragem. Liderar sendo mulher é um ato de resistência cotidiana para superar as barreiras visíveis e invisíveis que se impõem.
Ocupar espaços historicamente negados requer ousadia e sensibilidade. Como diz a música “Primavera nos Dentes”, de Secos & Molhados:
“Quem tem consciência para ter coragem
Quem tem a força de saber que existe
E no centro da própria engrenagem
Inventa a contra-mola que resiste.”
Você, Dra. Rita de Cássia Cortez, encarna essa consciência e essa coragem como ninguém, e, como diz a letra, “segura a primavera nos dentes”
Caras e Caros, para finalizar, reitero que, como mulher e advogada, para mim é uma honra testemunhar este momento.
A trajetória construída por todas e todos que compõem esta nova gestão — formada por mulheres e homens de coragem e excelência — reforça a certeza de que, no próximo triênio, o IAB seguirá firme na defesa do Estado de Direito, na valorização da advocacia e na produção crítica do pensamento jurídico brasileiro.
Como canta o nosso grande Milton Nascimento, “se muito vale o já feito, mais vale o que será”.
Dedico todo o meu apoio e entusiasmo à Gestão que se inicia. Mais um extraordinário trabalho seguramente está por vir!
Contem sempre com a Ordem dos Advogados do Brasil!