NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 05 Março 2020 19:17

‘Candinho foi uma insigne figura e um advogado brilhante’, afirmou Sergio Tostes

Da esq. para a dir., Carlos Eduardo Machado, Sergio Tostes, Antonio Laért Vieira Junior, Leonardo Moreira Lima, Luciano Bandeira e, na tribuna, Bernardo Cabral Da esq. para a dir., Carlos Eduardo Machado, Sergio Tostes, Antonio Laért Vieira Junior, Leonardo Moreira Lima, Luciano Bandeira e, na tribuna, Bernardo Cabral
O 1º vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sergio Tostes, abriu a sessão ordinária desta quarta-feira (4/3) com uma homenagem à memória do consócio Candido Luiz Maria de Oliveira Bisneto, tratado carinhosamente por todos como Candinho, que foi vice-presidente do IAB (2014/2016) e morreu aos 82 anos, no dia 21 de fevereiro. “Candinho foi uma insigne figura e um advogado brilhante, que serviu de exemplo para os colegas de profissão, pelo bom relacionamento e pela boa técnica profissional”, afirmou Sergio Tostes. O advogado falou também sobre a importância do homenageado na luta do IAB em defesa do estado democrático de direito. “O Instituto, que foi o bastião do respeito à democracia na ditadura militar e hoje precisa cerrar fileiras para proteger a Constituição que está sendo vilipendiada, sempre teve em Candinho um excelente porta-voz dessa conduta”, destacou.
O presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, compareceu à sessão e foi convidado por Sergio Tostes a integrar a mesa. Ele fez questão de falar sobre Candinho, que presidiu a Seccional no período de 1989 a 1991. “Tive a honra de usufruir da sua gentileza e da sua grande sabedoria profissional”, afirmou ele, para quem Candinho "deu dignidade à profissão”. A respeito dos comentários feitos pelo 1º vice-presidente do IAB sobre a conjuntura atual, Luciano Bandeira disse: “Apesar de tudo, ainda temos uma Constituição que nos levará a dias melhores”.

Membro do Conselho Superior do IAB, o ex-senador Bernardo Cabral, relator da Assembleia Nacional Constituinte que culminou na promulgação da Carta Magna de 1988, se referiu ao homenageado como “um doce e sincero companheiro do qual todos os amigos e familiares sempre vão se orgulhar”. Consultor legislativo do IAB, o ex-deputado federal Miro Teixeira disse que “a melhor maneira de homenagear Candido de Oliveira Bisneto é lutando pela democracia, pois as ameaças à Constituição são atentados aos direitos civis e às garantias das pessoas”.

Sócio há 25 anos do Escritório Candido de Oliveira, fundado em 1891 por Candido Luiz Maria de Oliveira, bisavô de Candinho, Leonardo Moreira Lima representou os colegas da banca, que é uma das mais antigas do País. “As homenagens feitas, nos últimos dias, pelo IAB e a OAB/RJ tocaram a todos nós do escritório e mostraram a grandeza de Candinho, que foi um exemplo de docilidade; ou seja, Candido era cândido”, disse o advogado. Ele recebeu flores das mãos da presidente da Comissão de Direito Digital, Fernanda Sauer, para serem entregues à viúva, Teresa Helena Chagas Hernnany de Melo, que por razões de saúde não pôde comparecer à sessão.

Representante do IAB nas entidades internacionais, Paulo Lins e Silva também falou sobre o consócio agraciado, em 2017, com a Medalha Montezuma, comenda conferida aos que tenham prestado relevantes serviços ao Instituto.  “Foi um líder carismático na vice-presidência do IAB e na presidência da OAB/RJ”, afirmou. Para o consócio Roberto Reis, “Candinho foi respeitado pela advocacia e pela magistratura”.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173