NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 29 Junho 2016 15:23

Candinho é homenageado com a Medalha Montezuma

O advogado Candido de Oliveira Bisneto, carinhosamente tratado pelos amigos por "Candinho", foi recebido pelo plenário lotado na sessão solene desta quarta-feira (29/6) organizada para agraciá-lo com a Medalha Montezuma que lhe foi entregue pelas mãos do presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Técio Lins e Silva. "Candinho é meu amigo da vida inteira. É querido de todos. Nunca encontrei alguém que manifestasse qualquer restrição a ele. Candinho é a exceção à máxima de Nelson Rodrigues, segundo a qual toda unanimidade é burra", afirmou Técio Lins e Silva. A Medalha Montezuma pode ser conferida pelo presidente do IAB aos que tenham prestado relevantes serviços ao Instituto ou que sejam portadores de títulos e trabalhos jurídicos de alto nível. "A decisão de homenagear Candinho foi da Diretoria do IAB, de forma unânime", registrou Técio.



Ex-vice-presidente do IAB no primeiro mandato da atual gestão, Candido de Oliveira Bisneto, que na sua trajetória associativa presidiu a OAB/RJ no biênio 1989/1991, assumiu a tribuna para agradecer a honraria: "É muito emocionante receber a comenda que remete ao fundador do IAB, Francisco Gê Acaiaba de Montezuma, que deve ter sido uma pessoa muito interessante. Aliás, gostaria muito de ter convivido com ele", afirmou o homenageado. Compareceram à sessão solene a sua esposa Teresa Helena Chagas Hernnany de Melo, os filhos Patrícia e Rodrigo, os netos Luiza, Mariana e Julia e a sobrinha Cristiane. 

Candinho: "É muito emocionante receber a comenda que remete ao fundador do IAB"

Também estavam presentes no plenário a ex-presidente do IAB Maria Adélia Campello, o ex-senador Bernardo Cabral, o ex-procurador-geral de Justiça do RJ Antônio Carlos Biscaia; o vice-presidente da OAB/RJ, Ronaldo Cramer, representando o presidente Felipe Santa Cruz; o 1º vice-presidente do Instituto dos Magistrados Brasileiros (IMB), desembargador e Nagib Slaib Filho, representando o presidente Roberto Guimarães, e vários membros da Diretoria do IAB, dentre os quais o diretor de Relações Institucionais, Aristóteles Dutra de Araújo Atheniense, que veio de Minas Gerais para o evento.

Advogado e homem público - Antes de Candinho, a tribuna fora ocupada dois oradores: o diretor de Biblioteca, Aurélio Wander Bastos, que falou em nome da Diretoria, e o advogado Francisco de Assis Chagas de Mello e Silva, que representou os colegas do escritório Cândido de Oliveira Advogados, dentre os quais Leonardo Moreira Lima, presente na sessão. Aurélio Wander Bastos abriu o seu pronunciamento afirmando: "Este é o mais importante discurso de toda a minha vida profissional em homenagem a um advogado e homem público". Segundo o diretor, que registrou em sua fala a trajetória familiar de Candido de Oliveira Bisneto, cujo bisavô deu nome ao famoso Centro Acadêmico da Faculdade Nacional de Direito (FND), "nunca se viu uma única manifestação de soberba ou presunção do nosso ilustre homenageado".

Francisco de Assis Chagas de Mello e Silva, que começou a carreira como estagiário no escritório de Candinho, no final da década de 1960, disse: "Eu ficava maravilhado com as suas petições". Em seguida, afirmou que "desnudar a alma deste advogado foi descobrir a honestidade e a ética". Segundo Mello e Silva, "ele nunca pretendeu ser um jurista, jamais escreveu um compêndio, mas é um dos maiores advogados que conhecemos".

Da esq. para a dir., Leonardo Moreira Lima, Teresa Helena Chagas Hernnany de Melo, Candido de Oliveira Bisneto, Jacksohn Grossman, Técio Lins e Silva, Carlos Eduardo Machado, Ronaldo Cramer, Nagib Slaib Filho e Francisco de Assis Chagas de Mello e Silva
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173