MURAL DA PRESIDÊNCIA

Reformas de Estado

 Encerradas as eleições e definida a sucessão presidencial, a sociedade se defronta, ansiosa e esperançosa, com as perspectivas para o próximo ano. A primeira noticia é a de que "os governadores eleitos" querem restabelecer a execrável CPMF, como forma de custeio dos insumos para a saúde publica, cuja experiência foi extremamente frustrante. Uma contribuição injusta para pobres e adicional para os ricos, que nada mais significou do que engorda do caixa para custeio da máquina pública federal. Nenhum benefício para Estados e Municipios, a trazer a suspeita de que a reivindicação de certos governadores eleitos  vem de encomenda.
 
A classe jurídica tem esperança de ver implantada uma reforma política, notadamente no campo eleitoral quando assistimos o atual Chefe de Estado realizar militância partidária, do alto de sua cadeira presidencial. De outra sorte, a pasteurização dos partidos políticos é fenômeno presente que enfraquece o Poder Legislativo. A crise de democracia representativa reforça a figura do Presidente da República. 
 
No quadro atual, assistimos uma indesejável ascensão do Judiciário, em cujas costas se atiram todos os problemas que a classe política não quer resolver, levando aos tribunais a decisão final politico-juridica. O gigantismo do Presidente da República e a claríssima diminuição do Legislativo são realidades inquestionáveis. Este quadro demanda urgente reversão.
 
Renovo esperanças numa reforma partidária e eleitoral, com o fim das coligações, fechadas sem qualquer vinculo ideológico. Numa reforma política, numa reforma fiscal que tenha os municipios como a base e destino das verbas orçamentárias. Não se tolera mais o controle total do caixa pelo Governo Federal, a barganhar apoios com liberação de verbas para Estados e Municipios. A reforma tributária é exigência antiga, pois onera de maneira desleal o contribuinte, representando quase metade de nosso PIB. Patrões e empregados não suportam mais os ônus sobre a folha de pagamentos, impostos e contribuições que não se verificam revertidas para o bem comum.
 
São aspirações antigas, cobradas e esperadas, que se renovam governo após governo. De nosso lado, a advocacia está na dianteira da luta por estas reformas, com o empenho do Instituto dos Advogados Brasileiros.

 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173