IAB NA IMPRENSA

NA MÍDIA

Depois de arranjar emprego, o difícil é tirar a Carteira de Trabalho

Written by
26/04/2018 - CIDADE - Ministério do Trabalho. População reclama de demora para retirada da carteira de trabalho.Na foto: Heraldo Neves e sua filha Kelly Almeida..Foto: Fernanda Dias / Agência O Dia.
26/04/2018 - CIDADE - Ministério do Trabalho. População reclama de demora para retirada da carteira de trabalho.Na foto: Heraldo Neves e sua filha Kelly Almeida..Foto: Fernanda Dias / Agência O Dia. - Fernanda Dias

Rio - Escassez de vagas e dificuldades com o sistema estão atrapalhando a vida de quem precisa agendar a emissão da Carteira de Trabalho em todo o Estado do Rio. A espera por um horário na Região Metropolitana pode levar mais de um mês, como em Campo Grande, na Zona Oeste. A situação aquece um mercado de serviços de 'despachantes' informais, que cobram entre R$ 5 e R$ 50 para fazer os agendamentos, e anunciam seus serviços principalmente nas redes sociais.

 

Consultados anonimamente pelo DIA, alguns deles garantiram que conseguiriam vagas para dali a uma semana, mesmo em postos sem datas disponíveis. Advogados alertam, no entanto, sobre o risco de fraudes nesses serviços. Os pagamentos são cobrados por depósito bancário, e podem feitos somente depois de já ter sido garantido o agendamento. Também são cobradas taxas em caso de atraso do pagamento ou de necessidade de remarcação. "O que não consegui em 20 dias, eles conseguiram em 20 minutos", avaliou um usuário em uma página que oferece o serviço no Facebook.

O advogado Daniel Apolônio, presidente da Comissão de Direito do Trabalho do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), alerta para os riscos. "O agendamento não deve ser feito por terceiros porque você informa documentos, não é seguro. Além disso, é um serviço público e gratuito. Essas pessoas acabam se valendo de uma falha no sistema e problemas na burocracia", avaliou. "Além disso, no caso de quem se vale de relações com agentes públicos para conseguir vagas irregularmente, claramente existe uma prática ilegal por parte do servidor", completou.

 

O agendamento do serviço pode ser feito gratuitamente através do site do Ministério do Trabalho (saaweb.mte.gov.br) ou pela Central de Atendimento alôtrabalho, no número 158. Ao telefone, os atendentes informam que não há vagas disponíveis e pedem que se retorne o contato em outro horário. Na internet, as datas são liberadas gradualmente, em horários difíceis de prever, e se esgotam rapidamente.

O mensageiro Heraldo Neves, 46, que conseguiu buscar sua Carteira ontem, riu ao ser perguntado se foi fácil obter o documento. "De jeito nenhum! Nunca funcionava, eu e minha secretária ligamos por cerca de 15 dias até conseguirmos. Mas, no posto de atendimento, conversei com pessoas que tentaram por dois meses", contou ele, que mora em Campo Grande e fez o processo na sede do Ministério do Trabalho, no Centro, devido à falta de vagas em seu bairro. Ele aproveitou para levar a filha Kelly Almeida, 14, que também precisava do documento para começar a trabalhar em uma vaga de jovem aprendiz.

"Depois de um tempão tentando, cheguei ao ponto de procurar tutoriais no Youtube para descobrir como fazer, e recomendaram entrar no site por volta das 6h da manhã, quando liberam mais vagas. E tem que ser pontual, porque em dez minutos esgota tudo", recomendou a estudante Maria Antônia Rocha, 18. Ela demorou quase três meses para conseguir uma vaga no Poupatempo Cantagalo, em Ipanema, na Zona Sul.

E o problema é recorrente, como lembra a estudante Luiza Canedo, 20: "Quando consegui meu primeiro emprego, marquei para tirar a carteira, mas deu problema no sistema do posto e não consegui fazer. O RH da empresa ficou no meu pé, me deram um prazo para resolver, corri risco de perder a vaga. Só deu certo porque fiquei quatro horas numa fila de espera para tirar".

No Estado do Rio, só há disponibilidade imediata de agendamento em alguns poucos municípios fora da Região Metropolitana, como Resende e Miguel Pereira, no Sul Fluminense.

Serviço rápido em outras capitais

Quem precisa da carteira de trabalho com urgência fica ainda mais preocupado com o cenário da burocracia. A auxiliar de cozinha Katia de Moraes, 33, ficou desempregada há cerca de um mês, perdeu o documento e precisa da segunda via para dar entrada no pedido de seguro. "Não consegui de jeito nenhum pelo telefone e pelo site, e quando finalmente consegui um horário na sede do Ministério do Trabalho, deu algum problema de conflito de documentos no sistema, e até agora estou sem minha carteira de trabalho e sem o seguro desemprego", lamentou ela.

Procurada, a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (SETRAB) reforçou que os problemas na marcação dos atendimentos são relativos ao sistema do Ministério do Trabalho, e que continua prestando o serviço nos postos do Sistema Nacional de Empregos (SINE) embora não receba verbas federais para as emissões. Procurado, o Ministério do Trabalho não retornou o contato até o fechamento desta edição. Alguns postos de responsabilidade do município também emitem as CNTPS, mas todos os agendamentos são feitos no mesmo sistema.

Em capitais de estados vizinhos ao Rio de Janeiro, como Vitória e Belo Horizonte, é possível agendar a emissão para o dia seguinte ou até mesmo para a mesma data.

 

Galeria de Fotos

 

26/04/2018 - CIDADE - Ministério do Trabalho. População reclama de demora para retirada da carteira de trabalho.Na foto: Heraldo Neves e sua filha Kelly Almeida..Foto: Fernanda Dias / Agência O Dia.FERNANDA DIAS


Fonte: https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2018/04/5535166-depois-de-arranjar-emprego-o-dificil-e-tirar-a-carteira-de-trabalho.html#foto=1


 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173