IAB NA IMPRENSA

NA MÍDIA

Advogados recebem "Medalha Luiz Gama" nos 175 anos do IAB

Written by
Rita Cortez, presidente nacional do IAB e Aderson Bussinger, diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB-RJ / crédito: Iluska Lopes.

Foi realizado ontem (10) no Rio de Janeiro, encontro pela comemoração aos 175 anos do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), – a mais antiga entidade jurídica das Américas. O evento contou com a presença de diversos juristas e profissionais de prestígio, José Roberto Batochio foi o orador. A Medalha Luiz Gama, desenhada por Oscar Niemeyer, foi entregue aos ex-presidentes do IAB, Técio Lins e Silva, Marcelo Cerqueira e Fernando Fragoso. A Medalha foi um dos últimos trabalhos do arquiteto morto em 2012.
 
Segundo o advogado sindical, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Rio de Janeiro, diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB-RJ, Aderson Bussinger, “entre as finalidades estatutárias do IAB inscreve-se a promoção da igualdade racial, e é nesse contexto que a entidade escolheu uma das figuras mais dignas de serem conhecidas pelos brasileiros. Luiz Gama destacou-se na luta a favor da abolição da escravatura, tendo sido responsável pela libertação de mais de mil cativos, atuando como rábula, sempre dentro da lei, perante os tribunais”.
 
“O momento difícil enfrentado pelo País exige a união das entidades representativas da advocacia”, afirmou a presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e Presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB-RJ, Rita Cortez. De acordo com Álvaro Fernando da Rocha Mota, que preside o Instituto dos Advogados do Piauí, a iniciativa de Rita Cortez de promover a integração com os institutos estaduais e destacou o protagonismo do IAB. “É preciso reconhecer que o IAB, por ser uma organização social, desde 1843, voltada para manter, expandir e aperfeiçoar a cultura jurídica, pensando e criticando o Direito, tem um papel relevante, com o qual as representações estaduais podem colaborar, neste momento em que o mundo jurídico passa por profundas transformações”, afirmou.
 
Medalha Luiz Gama, desenhada por Oscar Niemeyer
Para a jornalista luska Lopes, assim como o negro Gustavo de Lacerda, primeiro presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Luiz Gama é figura emblemática e admirável que dedicou o seu talento e a sua pertinácia à luta pela dignidade da pessoa humana e à superação das injustiças do preconceito racial. “Nascido 1830, na cidade de Salvador, filho de fidalgo português (cujo nome jamais revelou) e da escrava Luisa, conhecida pela ativa participação na Revolta dos Malês (a maior revolta de escravos ocorrida na Bahia no século XIX), Luiz Gama foi vendido pelo pai como escravo aos 10 anos de idade. E se tornou um dos mais preparados e destacados personagens da história brasileira”.
 
Para o advogado Fábio Arthur da Rocha Capilé, presidente do Instituto dos Advogados do Mato Grosso “é importante o trabalho conjunto com o IAB para o fortalecimento da sociedade, preservando a essência dos institutos, suas histórias e os seus valores”. Presidente do Instituto dos Advogados de Pernambuco, fundado em 1851 e o segundo mais antigo do país, Bruno Novaes Bezerra Cavalcanti também enalteceu a importância de “idealizar projetos conjuntos da advocacia na área cultural”.
 
O presidente do Instituto dos Advogados do Pará, Clovis Cunha da Gama Malcher Filho, também defendeu a união entre as entidades. “Embora já tenhamos o Colégio de Presidentes, que integra os institutos estaduais, essa aproximação com o IAB vai promover a integração nacional das entidades e intensificar o aprimoramento da cultura jurídica”, disse.
 
João Gonçalves de Lemos, presidente do Instituto do Ceará, afirmou: “Todos nós, seja o IAB, os institutos estaduais ou a OAB, temos que trabalhar em prol do estudo do Direito e da defesa do estado democrático de direito”. Para o presidente do Instituto de Goiás, Flavio Buonaduce Borges, “a importância desse encontro retrata a relevância dos institutos, no sentido de propiciar o crescimento tanto do estudo do direito quanto da evolução da própria sociedade”.
 
Nilo Batista recebeu de Bernardo Cabral outra honraria, a Medalha Montezuma
Na quinta-feira (9), o diretor de Relações com o Interior do IAB, Jorge Folena, e a presidente Rita Cortez deram posse como membros efetivos da mais tradicional instituição da justiça brasileira a Álvaro Fernando da Rocha Mota e ao presidente do Instituto dos Advogados do Mato Grosso, Fábio Arthur da Rocha Capilé. (com informações do IAB)
 
 

 
FONTE: Tribuna da Imprensa Sindical - 11/8/2018
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173