COMISSÕES

RESENHAS

Resenha da Reunião da Comissão de Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário (CDAMP) - Nº 08/2022 - 11/10/2022

Presenças: Nilson Mello, Carlos André dos Santos, Olympio Carvalho, Osvaldo Agripino, Bernardo Mendes Vianna, Adilson Pires, André Fontes, Márcio Ladeira Ávila e Antônia Tavares Santos

Ausências justificadas: Rui Ferreira, André Carvalho, Ilana Benjó e Marcelo Siqueira

Presidente: Márcio Ladeira Ávila
Primeira Vice-Presidente: Camila Mendes Vianna Cardoso
Segundo Vice-Presidente: Paulo Fernando Pinheiro Machado
Terceiro Vice-Presidente: Nilson Vieira Ferreira Mello Júnior
Quarto Vice-Presidente: Adilson Rodrigues Pires

Seguindo a ordem do dia, os membros da reunião discutiram sobre:

1. Apresentações no CDAMP Highlights

Foi dada continuidade ao projeto chamado “CDAMP Highlights”, através do qual são expostos e analisados, nas reuniões mensais da Comissão, os temas de interesse geral mais recentes das áreas de Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário. A proposta prevê apresentações breves, de aproximadamente 10 (dez) minutos para cada tema, bem como eventuais debates, também de 10 (dez) minutos, com o objetivo de divulgar informações destes nichos temáticos e criar massa crítica no âmbito da Comissão.

O Dr. Márcio Ávila pontuou, inicialmente, a ausência de lei em sentido formal para tratar da base de cálculo do valor aduaneiro como um grave problema ao direito aduaneiro no Brasil. Citou que não é função do Poder Executivo criar decreto ou instrução normativa para dispor sobre base de cálculo de tributo, tal como faz o Regulamento Aduaneiro, o Decreto nº11.090/2022 e a Instrução Normativa RFB nº 2.090/2022.

O Dr. Carlos André dos Santos mencionou a confusão que, na prática, se faz com o tema da capatazia e a valoração aduaneira, o que foi aderido pelo Dr. Adilson Pires, apesar de concordar com a necessidade de lei em sentido estrito, ressaltou que a contradição existente quanto à interpretação da expressão “até o porto” não deveria incluir as atividades de manuseio e descarregamento.

O Dr. Osvaldo Agripino concordou com o entendimento apresentado e o Dr. Nilson Mello elogiou a iniciativa, ao passo que, simultaneamente, propôs a elaboração de um memorial da CDAMP para ser encaminhado ao Congresso para dispor sobre a matéria.

O Dr. Nilson Mello tratou da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) relacionada à aprovação da nova Resolução-Minuta GRP SEI nº 1.675.209 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), que suspendeu as cobranças relativas ao Serviço de Segregação e Entrega de Contêineres (SSE) por parte das instalações portuárias reguladas, o chamado THC2.

2. Deliberação acerca de novos dias para realização da reunião da CDAMP/IAB

Foi ventilada a possibilidade de realização das reuniões da CDAMP/IAB de maneira intercalada, com alternância entre as segundas terças e quintas do mês. O Dr. Bernardo Mendes Vianna manifestou-se no sentido de que a medida seria inócua, uma vez que sempre haveriam membros impossibilitados de participar dos encontros, considerando os demais compromissos profissionais e acadêmicos eventualmente existentes. Os demais membros
presentes aderiram ao entendimento e deliberaram pela manutenção das reuniões da Comissão na segunda terça-feira do mês.

A próxima reunião online da CDAMP/IAB será realizada no dia 08/11/2022 (terça-feira), de 16h às 17h30.

Encerramento

Ausentes outros encaminhamentos, foram dados por encerrados os trabalhos para a lavratura da ata da reunião que, depois de lida, foi aprovada por todos.


Rio de Janeiro, 13 de outubro de 2022.

Márcio Ladeira Ávila
Presidente
 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173