Quarta, 08 Setembro 2021 23:02

Juíza do TRT/RJ toma posse em sessão que contou com participação do ministro Barroso 

Antônio José Teixeira Martins e Roberta Ferme Sivolella Antônio José Teixeira Martins e Roberta Ferme Sivolella
A juíza Roberta Ferme Sivolella, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), tomou posse como membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na sessão ordinária virtual desta quarta-feira (8/9). Conduzida pelo 1º vice-presidente, Sergio Tostes, a sessão contou com a participação do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que foi professor da nova consócia. A magistrada foi oficialmente saudada pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), com quem atua como juíza auxiliar, e também pela advogada Gilda Elena Brandão de Andrade D’Oliveira, que a indicou ao IAB. Na sessão, foi empossado como membro efetivo o advogado Antônio José Teixeira Martins. 
“Estou aqui pelo carinho que tenho pelo IAB, que é a minha casa e a mais antiga instituição jurídica do País, como também pela Roberta, que foi minha aluna de graduação e doutorado, e é uma jovem brilhante e dedicada jurista”, disse Barroso. O ministro aproveitou para falar do momento político no País: “São tempos sofridos estes que nós estamos vivendo, com as ameaças institucionais que o Brasil tem passado”. 
Ao saudar a juíza, que o auxilia no TST, o ministro Aloysio Corrêa da Veiga, que é membro honorário do IAB, destacou a importância do Instituto: “A Casa de Montezuma é a referência da cultura jurídica e guardiã das instituições democráticas do nosso País”. Em seguida, ressaltou que “a competência e o compromisso com o estudo do Direito por parte da juíza Roberta Ferme são a síntese da atuação diferenciada que norteia a sua vida profissional”. 

 
Luís Roberto Barroso


Respeitabilidade e notoriedade – Gilda Elena Brandão de Andrade D’Oliveira também saudou a consócia por ela indicada: “O IAB está em festa com a vinda da nossa nova confreira, que dará grandes contribuições ao Instituto”. Roberta Ferme Sivolella, que escolheu atuar na Comissão de Direito do Trabalho, falou sobre a sua trajetória profissional: “Há 17 anos, decidi seguir no Direito, na magistratura e na vida acadêmica, e nesta noite, em que tomo posse como membro honorário de um instituto de tanta respeitabilidade e notoriedade, vejo que o sonho foi realizado”. E complementou: “Espero contribuir com a confiança que me foi depositada”. 

Também participaram da sessão virtual o ex-presidente do IAB Técio Lins e Silva, o ministro Emmanoel Pereira, do TST; o desembargador Alexandre Teixeira de Freitas, do TRT/RJ; os presidentes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Renata Gil, e da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), juiz Felipe Gonçalves, e os advogados Maurício Corrêa da Veiga e Carolina Tupinambá. 
 
O criminalista Antônio José Teixeira Martins foi trazido para o IAB por Kátia Tavares, da Comissão de Direito Penal, onde ele atuará. “Mesmo sendo muito jovem, já é considerado um grande jurista da área penal”, apresentou-o Kátia Tavares. Na sua rápida manifestação, Antônio José Teixeira Martins, que se disse muito emocionado, falou: “É uma honra fazer parte dos quadros do IAB e espero poder oferecer o melhor do meu trabalho e a minha total dedicação”. 

O novo consócio também foi saudado pelo criminalista Juarez Tavares: “Foi meu aluno na Uerj e, depois do curso, estudou profundamente a teoria do delito, que é uma das mais importantes do Direito Penal, conseguindo uma formação acadêmica muito sólida, o que lhe permitirá contribuir de modo intenso e proveitoso com a Comissão de Direito Penal do IAB”.