NOTÍCIAS

IABNEWS

Segunda, 24 Outubro 2022 22:33

Sydney Sanches comparece à posse de Margareth Dalcolmo na Academia Nacional de Medicina

Sydney Sanches e Margareth Dalcolmo Sydney Sanches e Margareth Dalcolmo

O presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Sanches, esteve presente, na última sexta-feira (21/10), à posse da pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Margareth Dalcolmo como membro titular da Academia Nacional de Medicina (ANM), no Rio de Janeiro. Ela ocupará a cadeira nº 12 da Secção de Medicina, sucedendo o acadêmico Azor José de Lima, que morreu em 2020, e é a nona mulher a fazer parte da ANM, fundada em 1829.

Também esteve presente a diretora Cultural e da Escola Superior do IAB (Esiab), Leila Pose Sanches. Um nome popular durante a pandemia da Covid-19, Margareth Dalcolmo reuniu em sua solenidade de posse vários imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL), como a atriz Fernanda Montenegro, o cantor e compositor Gilberto Gil, os jornalistas Merval Pereira e Zuenir Ventura e o professor Arnaldo Niskier. Sua comissão de honra foi composta pelos acadêmicos Paulo Niemeyer Filho, Daniel Tabak, Eliete Bouskela, Paulo Buss, José Medina Pestana e Natalino Salgado Filho. 

A nova acadêmica foi saudada por Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, que ressaltou a importância de Margareth Dalcolmo na ciência e na Fiocruz, instituição da qual ambos fazem parte e onde trabalharam juntos em pesquisas iniciais sobre a Covid-19. Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro lembrou que, durante a pandemia, ela teve um papel fundamental para que a população tivesse acesso a informações verdadeiras sobre vacinas, cuidados e a Covid-19. O acadêmico acrescentou que Margareth Dalcolmo se tornou uma figura conhecida em todo o País como “o rosto da tranquilidade e segurança sobre a doença”.

Em seu discurso de posse, Margareth Dalcolmo relembrou os outros ocupantes da cadeira nº 12, entre eles Azor José de Lima, e citou uma frase que seu antecessor costumava dizer às suas quatro filhas: “O mundo é dos homens e as mulheres devem buscar o seu lugar no mundo”. Ela também mencionou os acadêmicos que a incentivaram a entrar para a ANM, entre eles, Pietro Novellino, Antonio Egidio Nardi, José Carlos do Valle, Carlos Alberto Basílio e Orlando Marques Vieira. Para finalizar, a recém-chegada abordou a pandemia da Covid-19 e ressaltou a importância da vacinação e do Programa Nacional de Imunização.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173