BIBLIOTECA

ACERVO E DOAÇÕES

A Biblioteca Aarão Reis armazena a memória cultural da produção jurídica de seus associados e enriquece seu acervo, distribuído entre livros, periódicos, obras de referências em várias áreas do Direito, destacando-se os tradicionais campos do conhecimento: Direito Administrativo, Agrário, Ambiental, Aeronáutico, Autoral, Canônico, Civil, Comercial, Comparado, Constitucional, Consumido, Criminologia, Deontologia, Eleitoral, Ética, Falimentar, Filosofia, Filosofia do Direito, Financeiro, História do Direito Brasileiro, História do Direito Estrangeiro, História Geral, Internacional Público, Internacional Privado, Marítimo, Medicina Legal, Militar, Penal, Previdenciário, Processual Civil, Processual Militar, Processual Penal, Romano, Sociologia, Tecnologia, Trabalho e Tributário. As doações são registradas nas atas das sessões plenárias e cadastradas no sistema de controle: Conheça as últimas doações.
VEIGA, Mauricio de Figueiredo Corrêa da. Manual de direito do trabalho desportivo. 4. ed. São Paulo: LTr, 2022. A obra trata da interseção entre o direito do trabalho e o contexto esportivo, explorando os desafios e particularidades legais relacionados ao emprego e às relações trabalhistas no universo do esporte como, os contratos de trabalho de atletas, a relação entre clubes e jogadores, a regulamentação de competições, o papel das entidades esportivas, questões relacionadas a transferências de atletas, direitos de imagem e outros aspectos específicos do emprego no mundo esportivo.
Law, Thomas; Rodríguez, Víctor Gabriel; Wenfang, Wu (orgs.). A Consolidação legal das relações Brasil-China. São Paulo: D'Plácido, 2023. Coletânea que se destaca pela contribuição de especialistas brasileiros e chineses, promovendo uma perspectiva bilateral e enriquecedora sobre as relações entre o Brasil e a China, apresentando uma visão detalhada sobre os marcos jurídicos que orientam a parceria estratégica entre os dois países, a partir de uma abordagem multidisciplinar, que abrange diversas áreas do direito uma seleção variada de temas, desde questões comerciais e econômicas até aspectos ambientais e culturais.
JUNQUEIRA, Kátia (coord.). Delineando o direito: a visão jurídica sob o olhar das mulheres. Rio de Janeiro: Synergia, 2023. O livro reúne a textos de diversas autoras, trazendo uma perspectiva única sobre o universo jurídico a partir da ótica feminina, não somente destacando as barreiras enfrentadas pelas mulheres no ambiente jurídico, mas também examinando como a presença feminina pode influenciar e transformar o próprio direito. As autoras discutem temas como igualdade de gênero, violência contra a mulher, discriminação no ambiente de trabalho, entre outros.
PIEDADE, Vilma; PACHÁ, Andréa; GAULIA, Cristina (orgs.). Nós... Mulheres do século passado: nossas escritas, nossas histórias. Rio de Janeiro: Máquina de Livros, 2023. Antologia que dá voz e visibilidade às experiências, narrativas e vivências de mulheres que viveram no século XX. Estruturada em relatos e depoimentos, criando uma narrativa coletiva que se entrelaça por meio das experiências compartilhadas, que abordam temas cruciais, como o papel das mulheres na sociedade, os desafios enfrentados em diferentes épocas, as mudanças sociais e as conquistas ao longo do tempo.
CORTEZ, Rita de Cássia Sant’Anna; BRASIL, Adriana Guimarães; MARTINS, Débora Batista; AQUINO, Maria da Glória C. G. de Sousa (orgs.). Mulheres do IAB: igualdade, liderança e autonomia para uma ação transformadora. Blumenau, SC: Dom Modesto, 2023. A obra aborda questões relacionadas à presença e ao papel das mulheres no Instituto dos Advogados Brasileiros, apresentando uma análise sobre a igualdade de gênero, liderança feminina e autonomia das mulheres no contexto jurídico brasileiro, destacando a importância de criar espaços inclusivos e oportunidades equitativas para as mulheres no contexto profissional e na construção de políticas públicas, enfatizando como a participação ativa das mulheres contribui para uma sociedade mais justa e equitativa.  
GIACOBBO, Daniela Garcia (coord.). Segurança & transição energética: as oportunidades para a indústria brasileira: tomo II. Rio de Janeiro: Synergia, 2023. A obra examina as implicações da transição energética para a indústria brasileira, abordando questões relacionadas à segurança energética e as oportunidades decorrentes desse processo, a partir da contribuição de diversos especialistas, que oferecem um estudo sobre o cenário energético brasileiro em meio às transformações globais.
MATIDA, Janaina; MOSCATELLI, Lívia (coords.). Os fatos no processo penal. Rio de Janeiro: Marcial Pons, 2023. Análise sobre a centralidade dos fatos no contexto do processo penal, tratando questões fundamentais relacionadas à prova, à construção da verdade processual e ao papel dos fatos na fundamentação das decisões judiciais em matéria criminal, discutindo a importância da prova na determinação dos fatos e como a sua produção, apresentação e apreciação desempenham um papel crucial na formação da convicção do magistrado.
BORGES, Ademar; VERANO, Cristiano; SICILIANO, Benedito (orgs.). Homenagem ao ministro Rogerio Schietti: 10 anos de STJ. Ribeirão Preto, SP: Migalhas, 2023. A obra exalta a trajetória e as contribuições do Ministro Rogério Schietti Cruz ao Supremo Tribunal de Justiça-STJ ao completar uma década de serviços na instituição e reúne uma série de artigos escritos por autores que prestam homenagem ao ilustre magistrado, destacando não apenas a competência técnica do Ministro Schietti, mas também suas contribuições para a construção e interpretação do direito no Brasil.
PEDRINHA, Roberta Duboc (org.). Reflexões penais: diálogos com Raúl Zaffaroni. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2023. Coletânea de ensaios e reflexões que dialogam com as ideias e contribuições do renomado jurista argentino Raúl Zaffaroni no campo do Direito Penal, tratando desde as teorias do delito e da pena até questões mais específicas relacionadas a garantias fundamentais, execução penal e criminologia.
FRIEDE, Reis. O Estado cruel: radiografia de um país chamado Brasil. Curitiba, PR: Bonijuris, 2023. A obra mergulha nas complexidades do sistema político e social brasileiro, analisando suas falhas e desafios de maneira crítica, desde problemas sociais até questões como a corrupção sistêmica, a desigualdade socioeconômica, a falta de acesso a serviços básicos, a violência e a ineficiência do Estado em lidar com esses problemas.
Page 1 of 64
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173