NOTÍCIAS

IABNEWS

Segunda, 14 Agosto 2023 17:19

Sergio Bermudes receberá Medalha Teixeira de Freitas na sessão solene de 180 anos do IAB

O advogado Sergio Bermudes será homenageado com a Medalha Teixeira de Freitas, principal comenda do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), durante a sessão plenária solene em comemoração aos 180 anos de fundação da entidade, que foram completados no dia 7 de agosto. A entrega da honraria, oferecida bienalmente pelo Conselho Superior do IAB para homenagear o conjunto dos trabalhos produzidos pelo agraciado, bem como sua contribuição ao Direito e à Justiça, acontecerá nesta quarta-feira (16/8), às 18h, no plenário histórico do IAB, localizado à Avenida Marechal Câmara, 210, 5º andar, no Centro do Rio de Janeiro. A sessão terá transmissão pelo canal TVIAB no YouTube e será conduzida pelo presidente nacional do Instituto, Sydney Limeira Sanches. 

Na ocasião, os consócios serão recebidos para comemorar a longevidade da instituição jurídica mais antiga das Américas, que segue na vanguarda do Direito em uma trajetória quase bicentenária. Em celebração ao aniversário, o presidente do Instituto destaca o papel dos membros como principais operadores “dessa linda, épica e abnegada trajetória de excepcional inteligência jurídica na incansável busca por um País mais justo, igualitário e livre das discriminações racial, de gênero e em defesa das minorias”. Desde a sua fundação, em 1843, o IAB atua na construção política e social do Brasil e na articulação dos advogados enquanto classe. Além de criar a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a entidade era órgão de consulta imperador e foi responsável por ajudar na redação das leis que substituíram a legislação portuguesa. 

Já na República, a Casa de Montezuma colaborou para a redação da primeira Constituição republicana, em 1891. É justamente ao trabalho de aprimoramento legislativo que o Instituto se dedica intensamente desde a criação da Ordem. Há décadas o IAB oferece suporte técnico aos três Poderes, em especial ao Legislativo, para formular posicionamentos jurídicos a respeito de projetos em tramitação. As atividades do Instituto também se voltam para o ensino do Direito, através da promoção de debates, cursos e eventos sobre temas atuais da advocacia. 

Em 180 anos de trajetória ininterrupta, o IAB, que conta com subsedes e membros em todas as regiões do País, recebeu juristas renomados e grandes colaboradores da manutenção do Estado Democrático de Direito. Levi Carneiro, Clovis Bevilacqua, Bernardo Cabral e Hermano de Villemor Amaral Filho são alguns dos nomes que contribuíram para o trabalho do Instituto e também foram reconhecidos com a Medalha Teixeira de Freitas. 

SERVIÇO:

Sessão solene de 180 anos do Instituto dos Advogados Brasileiros
Data: 16 de agosto, quarta-feira
Hora: 18h
Local: Avenida Marechal Câmara, 210, 5º andar

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173