Rita Cortez defende integração das entidades da advocacia para enfrentamento da crise nacional - Instituto dos Advogados Brasileiros | IAB
Notícias
Sexta, 14 Setembro 2018

Rita Cortez defende integração das entidades da advocacia para enfrentamento da crise nacional



Fonte
Rita Cortez defende integração das entidades da advocacia para enfrentamento da crise nacional
Fotos: Moisés Soares
A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, integrou a mesa de honra na abertura do II Encontro das Sociedades de Advogados do Norte e Nordeste, realizado nesta sexta-feira (14/9), em Recife (PE), pelo Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa), e defendeu “a união e a troca de experiências entre as instituições jurídicas e as entidades da advocacia”. Segundo Rita Cortez, “o intercâmbio é fundamental para o enfrentamento dos problemas econômicos, sociais e jurídicos causados pela crise institucional que atinge o País”. A abertura do evento foi conduzida pelo presidente nacional do Cesa, Carlos José Santos da Silva.

Rita Cortez destacou a importância das atividades acadêmicas e culturais desenvolvidas pelo IAB e o Cesa. “Os trabalhos técnicos e científicos elaborados pelo IAB, que dão suporte jurídico à discussão sobre os temas de maior interesse da sociedade brasileira, e os estudos e debates promovidos pelo Cesa, que se destinam ao aperfeiçoamento das sociedades de advogados, contribuem para o fortalecimento da advocacia e, consequentemente, para defrontarmos essa crise, que é muito séria”, afirmou.


Da esq. para a dir., Carlos José Santos da Silva, Rita Cortez e Luiz Périssé Duarte Junior

A presidente nacional do IAB disse, ainda, que “a advocacia brasileira precisa se adaptar à atualidade, para lidar com o emprego das tecnologias avançadas no exercício da profissão e com os novos campos do Direito, como, por exemplo, o compliance”. Dois dos painéis do encontro foram dedicados aos temas Compliance para sociedades de advogados e Inovações tecnológicas para sociedades de advogados. No evento, ainda foram feitas palestras sobre Sociedade individual de advocacia, Gestão profissional de empreendedorismo na advocacia e Vínculos societários dos advogados.

Também compuseram a mesa de honra o procurador-geral do município de Recife, Ricardo Correia; os presidentes da OAB/PE, Ronnie Preuss Duarte; da Seccional Norte do Cesa, Fátima Canto; da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), Luiz Périssé Duarte Junior; do Cesa/PE, Ivo Tinô do Amaral Júnior; do Cesa/PB, Daniel Farias; do Cesa/BA, Antonio Adonias Aguiar Bastos; e do Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados Estaduais, Álvaro Fernando da Rocha Mota.