NOTÍCIAS

IABNEWS

Sábado, 12 Agosto 2023 02:22

Representante do IAB em Alagoas participa de sessão especial pelo Dia do Advogado no Senado

Paulo Nicholas de Freitas Nunes (Fotos: Divulgação Senado Federal) Paulo Nicholas de Freitas Nunes (Fotos: Divulgação Senado Federal)

O representante do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) em Alagoas, Paulo Nicholas de Freitas Nunes, compareceu à sessão especial do Senado Federal pelo Dia do Advogado, celebrado nesta sexta-feira (11/8). Em nome da entidade, ele homenageou os profissionais do Direito e afirmou que a advocacia representa a luta pela dignidade, pela cidadania e o combate ao desrespeito aos direitos dos cidadãos. “Somos, talvez, a profissão que mais permeia a sociedade brasileira. Estamos ainda construindo nosso País e queremos um país democrático, justo, humano e mais igualitário”, declarou o advogado. 

Paulo Nicholas Nunes não deixou de mencionar a importância do IAB – instituição jurídica mais antiga das Américas – no processo de formação da profissão no Brasil. Ele destacou que a semana é duplamente comemorativa para a classe, já que a lei que instituiu os primeiros cursos de Direito no País, e que dá origem ao Dia do Advogado, fez 196 anos nesta sexta-feira, assim como o Instituto completou 180 anos na última segunda-feira (7/8). “Nós aprendemos que precisamos conhecer a nossa história, para poder entender o presente e saber agir para um futuro melhor. É justamente o que estamos fazendo: valorizando o nosso passado, agradecendo pelo presente possível e fazendo disso um trampolim para um futuro melhor para aqueles que virão depois da gente”, disse o representante do IAB. 

Sessão especial pelo Dia do Advogado no Senado Federal

A sessão contou com a presença de autoridades e representantes de instituições do Direito e foi presidida pela senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS). Ela, que também é advogada nos ramos Empresarial e de Família, definiu a advocacia como uma nobre e imprescindível profissão. Em seu discurso, a senadora afirmou que o avanço tecnológico e a globalização trouxeram novos cenários jurídicos, tornando a defesa do oprimido ainda mais complexa. Thronicke também elogiou os esforços dos advogados em prol da justiça e apontou a advocacia como a mais difícil e desafiadora profissão entre todas da área jurídica. “Que a advocacia seja uma força transformadora e positiva em nossa sociedade. Esta sessão especial é uma lembrança de que o trabalho do legislador e do advogado estão intimamente ligados, pois a lei é a matéria-prima da advocacia” afirmou.

A vice-presidente da OAB do Distrito Federal, Lenda Tariana Dib Faria Neves, agradeceu a homenagem e disse que a sessão especial motiva reflexões reais sobre a profissão. Ela destacou que as mulheres hoje representam pouco mais da metade de todos os advogados brasileiros e lembrou advogadas destacadas dentro da história da advocacia do País, como Esperança Garcia, primeira advogada a redigir uma petição inicial reclamando seus direitos, e Myrthes Gomes de Campos, a primeira mulher a conseguir um registro de advogada. “Nós, mulheres, passamos muito tempo caladas. É muito bonito ver como os espaços vão sendo transformados pela presença da mulher. Nossa luta é constante”, declarou Lenda Neves.

O defensor público-geral federal em exercício, Fernando Mauro Barbosa de Oliveira Júnior, afirmou que a advocacia é uma profissão essencial para a sociedade, além de ser o exercício de uma vocação em defesa da integridade humana, da justiça e da liberdade. Para ele, a sessão especial de homenagem é uma forma de reconhecer a importância singular da advocacia e o papel do advogado dentro do equilíbrio da justiça. Oliveira Júnior ainda exaltou o direito de defesa e a importância da defensoria pública. “A advocacia desempenha um papel fundamental na construção de instituições democráticas e livres em um estado de direito. Os advogados e as advogadas são defensores incansáveis da equidade e da verdade, em prol da lei como força unificadora”, declarou o defensor público. 

(Com informações da Assessoria de Imprensa do Senado Federal.)
 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173