NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 01 Setembro 2022 01:49

Projeto que prevê novas medidas contra infrações à ordem econômica recebe apoio do IAB

Társis Nametala Jorge Társis Nametala Jorge

O plenário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (31/8), parecer do relator Társis Nametala Jorge, da Comissão de Direito Empresarial, reconhecendo a constitucionalidade e a juridicidade do projeto de lei 11.275/2018 do Senado Federal, que pretende alterar a Lei de Defesa da Concorrência (Lei 12.529/2011) prevendo novas disposições aplicáveis à repressão de infrações à ordem econômica. O relator, no entanto, apontou alguns pontos que precisam ser aperfeiçoados.

"O PL traz mudanças muito importantes, principalmente no que se refere à prescrição – sobretudo para aqueles que teriam sido lesados pelas práticas anticoncorrenciais –, adotando um sistema de sanção premial e fazendo alterações também no que se refere à tutela”, explicou o relator, na sessão conduzida pelo presidente nacional do IAB, Sydney Sanches. O parecer foi elaborado a partir de uma indicação do consócio José Gabriel Assis de Almeida, membro da mesma comissão.

O projeto visa a alterar os artigos 47 e 85, além de incluir os artigos 46-A e 47-A na Lei de Defesa da Concorrência. Quanto à alteração proposta ao art. 47, Társis Nametala não viu incompatibilidade legal ou inconstitucional: “O que parece é que o PL quer tratar do instituto do nudge, que consiste, em rápidos termos, no direcionamento das condutas do mercado por meio de incentivos ou sanções. Assim, o infrator que estabelecer acordo de leniência ficaria livre do ônus da indenização em dobro, ao passo que a ele ficaria obrigado o infrator que não tiver realizado o acordo”.

Embora também não tenha encontrado incompatibilidade legal ou inconstitucional no que se refere à inclusão do art. 46-A, o relator recomendou ao legislador uma redação mais clara quanto à questão da ciência inequívoca. “O art. 46-A estabelece o prazo de cinco anos para que os lesados pelas práticas anticoncorrenciais possam ajuizar demandas em face do agente econômico defraudador da ordem. E, enquanto o processo estiver correndo no Cade, não corre o prazo de prescrição”, explicou o relator.

Sobre a introdução do art. 47-A, ele adverte que há uma incompatibilidade com o vigente sistema de tutelas do Código de Processo Civil, e aconselha que o art. 47-A seja alterado “de forma a ficar claro que se trata de uma nova modalidade de concessão de tutela de evidência liminarmente, diversa das que constam no Código de Processo Civil”.

Em relação à alteração pretendida no art. 85 – o PL insere o parágrafo 16, que torna a arbitragem obrigatória para o infrator no caso de o prejudicado desejar usar o respectivo instituto –, Társis Nametala disse que “o dispositivo incide, a despeito de sua louvável intenção, em clara hipótese de contrariedade ao texto constitucional, que prevê que “a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito”. 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173