NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 06 Fevereiro 2024 01:38

Presidente do IAB participa da posse da nova diretoria da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro

Sydney Sanches e Eunice Haddad  Sydney Sanches e Eunice Haddad 

O presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Limeira Sanches, compareceu à cerimônia de posse da Diretoria da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) para o biênio 2024/2025, que aconteceu nesta segunda-feira (5/2) no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, do TJRJ. Reconduzida ao cargo de presidente da entidade, a juíza Eunice Haddad teve seu trabalho elogiado por Sanches: “Em tempos de ataques ao Judiciário, muitos deles orquestrados por aqueles que almejam um Poder débil e sem independência, contar com a liderança da magistrada é a certeza de que a magistratura está atenta, forte e ciente dos seus desígnios institucionais e constitucionais voltados a não transigir com o arbítrio”.

Em seu discurso, Eunice Haddad agradeceu aos profissionais do Judiciário e afirmou que o associativismo é fundamental para o fortalecimento da magistratura, ressaltando a qualidade dos serviços prestados pela classe no Estado do Rio. “Somos anualmente reconhecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como o mais produtivo tribunal de grande porte do País. Segundo o relatório Justiça em Números, também do CNJ, os juízes do Rio têm a maior carga de trabalho do Brasil, com aproximadamente 14 mil processos para cada magistrado julgar. Por isso, é fundamental reconhecer e parabenizar os magistrados incansáveis na luta de levar a justiça à população do estado”, disse a presidente da Amaerj.

Na solenidade, também foram empossados o 1º e o 2º vice-presidentes da Amaerj, desembargador Ricardo Alberto Pereira e juiz Antônio Aurélio Duarte, respectivamente; o secretário-geral, juiz Richard Robert Fairclough; o 1º e a 2ª secretários, juízes João Felipe Mourão e Ana Paula Cabo, respectivamente, e a 1ª e a 2ª tesoureiras, juízas Márcia Succi e Alessandra Bilac Moreira, respectivamente, além dos membros da Diretoria Adjunta, do Conselho Deliberativo e Fiscal e dos Departamentos Estatutários da Associação e do Conselho de Representantes do Fundo de Apoio Institucional da Magistratura Fluminense (Faim). 

Participaram da posse o 1º vice-presidente do IAB, Carlos Eduardo Machado; o diretor de Eventos da Instituto, Nélio Georgini; os presidentes do TJRJ, Ricardo Cardozo; do Conselho Deliberativo e Fiscal da Amaerj, Katya Maria de Paula Monnerat; do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ), Henrique Carlos Figueira; do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Guilherme Calmon; da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior; e da Câmara Municipal do Rio, vereador Carlo Caiado (PSD); o secretário de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro, Nicola Moreira Miccione; o procurador-geral do Estado do Rio, Renan Miguel Saad; a defensora pública-geral do Estado do Rio, Patrícia Tavares; as conselheiras do CNJ Renata Gil e Daniela Madeira; a 2ª vice-presidente do TJRJ, Suely Magalhães; o diretor geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), Marco Aurélio Bezerra de Melo; a deputada estadual Tia Ju (REP); e os desembargadores José Carlos Schmidt Murta Ribeiro e Cláudio de Melo Tavares. 

Ao elogiar o trabalho de Eunice Haddad à frente da Amaerj, Ricardo Cardozo destacou que o papel dos magistrados é mostrar à sociedade a importância do trabalho do Judiciário, mesmo diante das críticas ao Poder. “Hoje, somos um Judiciário independente e as associações têm que estar atentas e lutar muito. Não podemos esmorecer em nenhum momento e temos que mostrar a nossa força”, disse o desembargador. 

Saudando todos os empossados, Katya Monnerat afirmou que a cerimônia é o início do mandato de uma gestão marcada pela dedicação: “Eunice, apaixonada pelas questões relativas à magistratura, vai extrapolar nossas expectativas, superar as dificuldades e surpreender a todos com a sua vida de comprometimento com a magistratura”.
 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173