NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 29 Novembro 2023 19:13

No primeiro dia da 24ª Conferência, IAB dá posse a oito advogadas e um advogado de sete estados diferentes

Oito novas consócias e um novo consócio, de sete estados diferentes, foram empossados no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), durante a realização da 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, realizada em Belo Horizonte (MG), de 27 a 29 de novembro. A cerimônia ocorreu no estande do IAB, que reproduzia, em parte, o plenário histórico da Casa de Montezuma. Ao explicar os procedimentos de filiação ao Instituto, o presidente nacional da entidade, Sydney Limeira Sanches, ressaltou “a preocupação em assegurar a excelência da instituição”.

Essa preocupação foi compartilhada pelo 1º vice-presidente do IAB, Carlos Eduardo Machado, que dividiu com o presidente a condução da cerimônia. “Estamos agregando a inteligência de todo o Brasil, o que mostra o sucesso desta gestão em trazer membros de várias regiões”, disse Machado, comemorando também a entrada de muitas mulheres, “todas conselheiras ou advogadas engajadas nas lutas da advocacia”. Sydney Sanches informou que um levantamento recente mostrou que metade dos ingressos de novos membros é de advogados e advogadas de fora do Rio de Janeiro, onde está localizada a sede do IAB, e agradeceu a ajuda dos representantes estaduais.

 Da esq. para a dir., Sydney Limeira Sanches, Jéssica Amanda Fachin e Carlos Eduardo Machado 
 

  Da esq. para a dir., Sydney Limeira Sanches, Mariana Melara Reis e Carlos Eduardo Machado

O presidente Sydney Sanches e a diretora Cultural e da Escola Superior do IAB (Esiab), Leila Pose Sanches, indicaram ao Instituto as consócias Mariana Melara Reis, do Rio Grande do Sul; Layla Milena Oliveira Gomes, de Goiás; Gisele Lemos Kravchychyn, de Santa Catarina, e Graciela Iurk Marins, do Paraná. A diretora de Comunicação, Carmela Grüne, e o secretário-geral, Jorge Folena, foram responsáveis pelas indicações de Jéssica Amanda Fachin, do Distrito Federal, e de Aurilene Uchôa de Brito, do Amapá. A presidente da OAB de Santa Catarina (OAB/SC), Cláudia da Silva Prudêncio, entrou para o IAB pelas mãos de Sydney Sanches e do presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Beto Simonetti. O representante do IAB no Distrito Federal, Joelson Dias, indicou Marina Motta Benevides Gadelha, da Paraíba, eo representante no Maranhão, Daniel Blume, junto com Sydney Sanches, indicou Roberto Serra da Silva Maia, de Goiás.
 

 Da esq. para a dir., Sydney Limeira Sanches, Layla Milena Oliveira Gomes e Carlos Eduardo Machado
 

  Da esq. para a dir., Sydney Limeira Sanches, Gisele Lemos Kravchychyn e Carlos Eduardo Machado


O Compromisso de Posse foi lido por Jéssica Amanda Fachin,em nome de todos os empossados. Eles foram saudados por Leila Pose, que fez um rápido histórico do IAB, e Joelson Dias. Leila Pose comemorou o fato de estarem tomando posse “conselheiras, conselheiro, professoras, um professor e, em especial, um time de mulheres potentes, que é o que precisamos”. Ela convocou as novas consócias a trazerem mais mulheres para o IAB: “Ainda somos poucas, mas trabalhamos muito pelo Instituto”. Joelson Dias lembrou que, “ao longo de quase dois séculos, o IAB tem sido o bastião da advocacia e do Direito no Brasil, contribuindo de maneira inestimável para o desenvolvimento jurídico e a promoção da justiça”. Segundo ele, “a posse durante a 24ª Conferência marca momento significativo, tanto para o senhor e as senhoras, quanto para o IAB”.

 Da esq. para a dir., Sydney Limeira Sanches, Graciela Iurk Marins e Carlos Eduardo Machado

Em sua primeira manifestação como membro do IAB, Jéssica Amanda Fachin se disse honrada em pertencer aos quadros do Instituto e ressaltou o papel da entidade “em defesa de avanços sociais e em defesa da democracia, ao longo de 180 anos de história”. Ela escolheu participar da Comissão de Direito Constitucional. Mariana Melara Reis, que fará parte da Comissão de Direito Administrativo, prometeu se dedicar ao máximo e “honrar todos os princípios do Instituto, que se confundem com a história do nosso País”. Para Layla Milena Oliveira Gomes, nova membro da Comissão de Direito do Trabalho, “desde sua fundação, em 1843, o Instituto dos Advogados Brasileiros não tem sido apenas uma entidade de classe, mas também um arquiteto intelectual do Brasil, sendo o principal guardião da nossa memória jurídica”. 

 Da esq. para a dir., Sydney Limeira Sanches, Aurilene Uchôa de Brito, Auriney Uchôa de Brito e Carlos Eduardo Machado 
 

 Da esq. para a dir., Sydney Limeira Sanches, Roberto Serra da Silva Maia e Carlos Eduardo Machado

Gisele Lemos Kravchychyn, que irá compor a Comissão de Seguridade Social, afirmou: “Sem dúvida, o Instituto contribuiu, contribui e tem muito a seguir contribuindo nessa luta pela garantia dos direitos sociais do cidadão brasileiro”. Aurilene Uchôa de Brito, que optou por participar da Comissão de Direito Penal, disse: “Pertencer a esta Casa, que historicamente protagonizou a criação do próprio Estado brasileiro, é motivo de orgulho”. Para Roberto Serra da Silva Maia, a posse no IAB é o momento mais significativo da sua vida. “Podem contar comigo nessa luta pela manutenção dos princípios que regem o Instituto dos Advogados Brasileiros”, afirmou ele, que escolheu fazer parte da Comissão de Direitos Humanos. Em sua manifestação, Marina Motta Benevides Gadelha, que irá compor a Comissão de Direito Ambiental, afirmou: “Precisamos retomar o carinho e o zelo pela construção do bom Direito”. Cláudia da Silva Prudêncio fará parte da Comissão de Direito Empresarial.

 Da esq. para a dir., Sydney Limeira Sanches, Cláudia da Silva Prudêncio e Carlos Eduardo Machado
 

  Da esq. para a dir., Joelson Costa Dias, Sydney Limeira Sanches, Marina Motta Benevides Gadelha e Leila Pose Sanches

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173