IAB e Faculdade Mackenzie celebram acordo de cooperação acadêmica - Instituto dos Advogados Brasileiros | IAB
Notícias
Quinta, 13 Julho 2017

IAB e Faculdade Mackenzie celebram acordo de cooperação acadêmica



Fonte
Da esq. para a dir., Jacksohn Grossman, Antonio Renato Cardoso da Cunha, Duval Vianna e Carlos Eduardo Machado
Da esq. para a dir., Jacksohn Grossman, Antonio Renato Cardoso da Cunha, Duval Vianna e Carlos Eduardo Machado
O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e a Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio firmaram acordo de cooperação acadêmica e técnica, com o objetivo de promover fóruns, conferências, seminários, debates e palestras voltados a pesquisa, produção e divulgação de conhecimentos jurídicos. Assinado pelo presidente nacional do IAB, Técio Lins e Silva; o diretor da Mackenzie Rio, Wladymir Soares de Brito, e o coordenador do curso de Direito, Antonio Renato Cardoso da Cunha, o acordo foi celebrado oficialmente na sessão ordinária desta quarta-feira (12/7), quando os dois representantes da instituição de ensino tomaram posse como membros do IAB. A sessão foi conduzida pelo 2º vice-presidente, Duval Vianna, que ressaltou “a relevância de mais um convênio firmado pelo IAB com uma entidade educacional”. Técio Lins e Silva estava Itália, onde foi proferir na Universidade de Siena a palestra O direito de defesa no Brasil: da ditadura de 1964 até hoje.
“As portas da Mackenzie estão abertas para promovermos eventos que engrandeçam o ensino jurídico no Rio de Janeiro”, afirmou Antonio Renato Cardoso da Cunha, que tomou posse como membro honorário do IAB e integrará a Comissão de Direito Administrativo. Em seu discurso, ele destacou o fato de o curso de Direito da Mackenzie Rio ter obtido o grau máximo na avaliação feita pelo Ministério da Educação.

Wladymir Soares de Brito, que tomou posse como membro efetivo e fará parte da Comissão de Direito Financeiro e Tributário, também assumiu a tribuna. “Em primeiro lugar, gostaria de registrar a alegria de ingressar nesta Casa, que frequento desde os tempos de estudante de Direito, quando vinha aqui para assistir a brilhantes palestras”, afirmou. Segundo ele, a Mackenzie completou 147 anos de existência. “Poucas instituições de ensino no mundo atingem essa longevidade”, disse.


Wladymir Soares de Brito recebeu o certificado de membro efetivo pelas mãos de Duval Vianna

Na mesma sessão, também foram empossados o advogado Marcelo Mota Veiga, como membro efetivo, e o delegado da Polícia Civil do RJ Edézio de Castro Ramos Júnior, como membro honorário.

Marcelo Mota Veiga, que integrará as comissões de Direito Ambiental e Ética e Relações Universitárias, disse: “A independência e capacidade crítica do IAB demonstradas na aprovação do parecer contrário à lei de privatização da Cedae me estimularam a ingressar nesta Casa, que busca as boas práticas para o aperfeiçoamento da ordem jurídica”.

Edézio de Castro Ramos Júnior, que participará da Comissão de Direito Penal, afirmou: “Os advogados não devem ver os delegados como ex adversus, pois, em 16 anos de carreira, jamais tive problema com qualquer advogado”.



O advogado Marcelo Mota Veiga integrará as comissões de Direito Ambiental e Ética e Relações Universitárias


O delegado da Polícia Civil do RJ Edézio de Castro Ramos Júnior, empossado como membro honorário