NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 26 Outubro 2022 00:59

Frei Betto participa de relançamento de livro sobre a ascensão de Hitler, escrito por José Jobim

Da esq. para a dir., no alto, Marcia Dinis, Paulo Fernando Pinheiro Machado e Octávio Costa; no meio, Ricardo Lessa, Carmela Grüne e Frei Betto; embaixo, Adriana Guimarães Da esq. para a dir., no alto, Marcia Dinis, Paulo Fernando Pinheiro Machado e Octávio Costa; no meio, Ricardo Lessa, Carmela Grüne e Frei Betto; embaixo, Adriana Guimarães

O compromisso de José Jobim na luta pela verdade fez com que o jornalista e embaixador fosse assassinado pela ditadura militar em 1979, lembrou o escritor e assessor de movimentos populares Frei Betto durante evento promovido pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) nesta terça-feira (25/10). Décadas antes dos acontecimentos trágicos que levaram à sua morte, Jobim publicou, em 1934, o livro Hitler e seus comediantes na tragicomédia O Despertar da Alemanha, fruto da sua experiência como repórter internacional no país que foi o berço do nazismo no mundo. As circunstâncias políticas da época fizeram com que os jornais rejeitassem o texto e a publicação saiu com baixa tiragem. Na tentativa de recuperar o relato prematuro da ascensão do ditador nazista, o projeto Saindo do Prelo organizou o relançamento da obra. 

O evento foi presidido pela 2ª vice-presidente do IAB, Adriana Brasil Guimarães, que destacou a preocupação da instituição em promover a divulgação de cultura e conhecimento. A mediação foi feita pela diretora da Biblioteca, Marcia Dinis, e o debate também teve a participação do presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Octávio Costa; do jornalista e escritor Ricardo Lessa; do diplomata e vice-presidente da Comissão de Direito Internacional do IAB, Paulo Fernando Pinheiro Machado, e da diretora de Comunicação, Carmela Grüne. 

Na abertura da reunião, os palestrantes relembraram a trajetória de José Jobim, que foi precoce na percepção dos perigos do discurso nazista no percurso histórico e morreu assassinado por um regime autoritário enquanto exercia sua função jornalística. Trazendo os perigos retóricos autoritários para o presente, Frei Betto alertou que, no Brasil de hoje, ainda existem representações políticas que reforçam ideias antidemocráticas. “Jobim confidenciou a amigos que escrevia um livro que detalharia as irregularidades na obra de construção da usina de Itaipu. Seis dias depois, no Rio, foi sequestrado e morto em condições que forjavam um suícidio. Hoje temos essa honra de comemorar a vida, o testemunho, a trajetória honrosa e combativa do embaixador José Jobim, mas também o relançamento do livro Hitler e seus comediantes na tragicomédia. É fundamental que a gente propague esta obra, para que se evite que o ovo da serpente seja germinado também em terras brasileiras”, disse o frade. 

A ocasião trágica da partida de Jobim também foi lembrada com emoção pelo seu sobrinho-neto Paulo Fernando Pinheiro Machado, que destacou as qualidades do escritor como jornalista. “Nesse livro conheci a força dele, a coragem e o senso de justiça de um rapaz de vinte e poucos anos que não se calou. Nesse livro de juventude, vemos que ele tem grande capacidade, como jornalista, de entrar nas situações. O relato é uma genialidade diplomática”. Da mesma forma, Octávio Costa lembrou que o exercício de combate ao fascismo através da cultura e da informação também pode ser observado na qualidade do livro. “Ele descreve com perfeição e com olhar de repórter o racismo, a perseguição aos judeus e tudo mais. É um texto muito agradável de se ler, mas ao mesmo tempo um documento extraordinário”, completou.

Ricardo Lessa também destacou que Jobim exerceu com maestria o papel jornalístico de expor a barbárie em governos que perseguem a imprensa, desacreditam a ciência e desrespeitam as universidades. Autor do perfil de Jobim na versão digital da revista Piauí, o jornalista enfatizou a importância de difundir a figura do homenageado para conhecimento amplo da população. “Os jornais não quiseram publicar o testemunho de um repórter. A vivíssima crônica do que se passava na Alemanha na época foi censurada. A gente viu a perpetuação desse silenciamento de lutadores pela democracia”, afirmou.

Por causa da censura, o livro foi pouco impresso e ficou esgotado por quase 90 anos, como lembrou Marcia Dinis. A advogada sublinhou a importância de ler e homenagear pessoas que, como Jobim, lutaram pelo Estado democrático. “Temos que enaltecer a coragem e a busca dele pelos Direitos Humanos, além da inteligência de ter percebido, mesmo jovem, onde chegaria o regime de perfil fascista e nazista que se iniciava na Alemanha”, disse ela. Ao lembrar que Jobim foi o primeiro diplomata morto na ditadura, Carmela Grüne afirmou que o papel que o homenageado exerceu ecoa até hoje. “É importante falar da qualidade e do empenho que ele teve na defesa da liberdade e do direito de manifestação que exercemos atualmente”.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173