NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 30 Novembro 2023 00:12

Empregadores que lucram com violações a direitos promoveram a reforma trabalhista, diz Cezar Britto

Cezar Britto e Carmela Grüne Cezar Britto e Carmela Grüne

“Os maus empregadores, que têm lucro com violações a direitos, foram os que promoveram a reforma trabalhista”, afirmou o ex-presidente do Conselho Federal da OAB Cezar Britto. Em entrevista concedida à diretora de Comunicação do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Carmela Grüne, nesta quarta-feira (29/11), no estande da entidade na 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, em Belo Horizonte (MG), ele pontuou que os trabalhadores internalizam esse jogo de forças, já que apenas um terço dos demitidos procura a Justiça. “Isso acontece porque eles têm medo de não conseguir achar um emprego, têm medo da lista suja”, afirmou o advogado durante a conversa, que pode ser conferida na íntegra no canal TVIAB no YouTube.

 Segundo Cezar Britto, o trabalhador que ainda ousa buscar a Justiça é aconselhado a fazer acordo pela metade do valor a ser recebido. “É lucrativo no Brasil não pagar os direitos. Culpa-se o trabalhador por buscar os seus direitos, mas a culpa da demanda é, justamente, do mau empregador que não paga os direitos confiando no lucro”, avaliou. Ele citou que os mais processados da Justiça do Trabalho são bancos, empreiteiras e o Estado – “deveria ele próprio dar o exemplo”, criticou Britto. 

No último dia da 24a Conferência, o presidente nacional do IAB, Sydney Limeira Sanches, também concedeu entrevista no estande da entidade. Ele falou sobre o espaço social que a advocacia brasileira ocupa e afirmou que nem sempre a profissão é compreendida. “Ela segue com seu papel de representação da cidadania, de levar os reclames e dificuldades da sociedade brasileira a todas as instâncias, sejam demandas coletivas ou individuais, para o Judiciário, na perspectiva da boa prestação jurisdicional”, afirmou Sanches. 

Nesta quarta-feira, também concederam entrevistas o diretor jurídico e sócio do BTG Pactual, Bruno Duque, o membro benemérito do IAB e professor titular da UnB José Geraldo de Sousa Junior, o ex-presidente da OAB Nacional Marcus Vinícius Furtado Coêlho, a presidente OAB Jovem RJ, Amanda Magalhães, a presidente da Comissão de Educação e Assuntos Universitários, Benizete Ramos de Medeiros, a vice-presidente da OAB/RS, Neusa Bastos, a procuradora do Estado do Rio Grande do Sul, Fabiana Barth, o conselheiro federal da OAB Carlos Augusto de Oliveira Medeiros Junior, o presidente OAB/SE, Danniel Costa, o representante institucional do IAB no Maranhão, Daniel Blume, e os consócios do IAB Cláudio Pinho, Alexandre Atheniense e Nélio Machado. 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173