NOTÍCIAS

IABNEWS

Sábado, 12 Agosto 2023 01:46

Convênio de cooperação entre IAB e Emerj foi firmado nesta sexta-feira 

Da esq. para a dir., Sydney Limeira Sanches e Marco Aurélio Bezerra de Melo Da esq. para a dir., Sydney Limeira Sanches e Marco Aurélio Bezerra de Melo

O presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Limeira Sanches, e o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), Marco Aurélio Bezerra de Melo, assinaram, nesta sexta-feira (11/8), um convênio de cooperação institucional entre as entidades. Sanches destacou que a Escola da Magistratura já tem uma tradição em eventos, estudos e debates com o Instituto, já que a entidade é diversa: “A Casa de Montezuma tem em seus quadros não só advogados e advogadas, mas também membros da magistratura, da advocacia pública, do Ministério Público etc. Isso faz com que tenhamos um padrão de debate bastante plural, com a capacidade de dialogar com todos os setores que compõem o sistema de justiça brasileiro”. 

O acordo foi firmado em meio às celebrações pelos aniversários do IAB, que completou 180 anos na última segunda-feira (7/8), e da Emerj, que fará 35 anos em dezembro. Pela ocasião, o presidente do Instituto ofereceu à Escola da Magistratura uma placa comemorativa pelo trigésimo quinto ano de atividades da entidade. No texto da placa, o IAB destaca a importância da Emerj “por sua inestimável contribuição no ensino jurídico e na formação da magistratura fluminense”. O evento teve a participação da 2ª vice-presidente do Instituto, Adriana Brasil Guimarães, que também é responsável pelos convênios do Instituto; da diretora Cultural e da Escola Superior do IAB (Esiab), Leila Pose Sanches; do diretor de Eventos, Nélio Georgini, responsável pela organização das atividades com a Emerj; do presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB), Peterson Barroso Simão, e da secretária-geral da Emerj, Gabriela da Silva Rafael Carneiro. 

Da esq. para a dir., Leila Pose Sanches, Adriana Brasil Guimarães, Peterson Barroso Simão, Sydney Limeira Sanches, Marco Aurélio Bezerra de Melo, Nélio Georgini e Gabriela da Silva Rafael Carneiro

A data escolhida para o encontro – o Dia do Advogado – também foi lembrada pelo presidente do IAB, que parabenizou a todos os consócios. Ele ressaltou que a comemoração da profissão tem relação direta com a história do Instituto. Segundo Sanches, a entidade “tem uma trajetória de vida ligada a esse compromisso com o papel que a advocacia tem em relação ao exercício da cidadania, a preservação das prerrogativas, os direitos e garantias fundamentais e, sobretudo, a um modelo de legalidade que encontra consonância com a nossa constitucionalidade”. 

O diretor-geral da Emerj celebrou a renovação da união das instituições, que já haviam firmado um convênio anteriormente, mas este estava expirado. Ele pontuou que as Casas têm a característica comum de serem centros de estudos jurídicos. “Na minha gestão, tanto quanto na gestão do Sydney, nós estamos tentando procurar desvendar no que cada instituição pode efetivamente colaborar com a outra”, disse Marco Aurélio de Melo. Ao contar um pouco sobre a história da Emerj, ele explicou que a Escola foi criada para preparar os futuros juízes. Hoje, a instituição tem quase 800 alunos. 

“Ela também tem um curso de iniciação. O magistrado passa no concurso e fica quatro meses sob a tutela da Escola da Magistratura fazendo cursos para a prática. Ele faz audiência com juiz mais antigo, visita presídio, manicômio, penitenciária feminina, aldeia, quilombo e conhece áreas de proteção ambiental”, contou o diretor-geral. Para Melo, a formação que a Escola oferece é, sobretudo, humanista. “A importância da Emerj e do IAB é muito relevante para iluminarmos essas chagas que ainda temos no País, como o preconceito e essas bobagens que nos arrastam para as trevas e a violência”, completou. 

Leila Pose endossou as falas de Sanches e Melo sobre a importância das duas entidades, lembrando que ambas têm objetivos em comum: “Todas as nossas finalidades estão alinhadas nessa perspectiva de um contexto de justiça, de educação e de academia”. A diretora afirmou que a Escola da Magistratura do Rio é um exemplo para a Esiab, assim como para as demais instituições do gênero. “Nós não poderíamos deixar de aproveitar essa proximidade e pedir apoio e orientação. Tem sido sempre um prazer poder contar com essa recepção tão calorosa, para seguir esses caminhos da educação, tendo o que acreditamos como não só um aperfeiçoamento da advocacia, mas um trabalho de formação, em especial, em temas que estão fora da graduação”, disse a advogada. 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173