NOTÍCIAS

IABNEWS

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Sexta, 17 Novembro 2017 22:36

Com ‘sangue nordestino nas veias’, Técio se torna cidadão paraibano

“Tenho sangue nordestino nas veias, e agora passo a ser nordestino por decreto.” A afirmação foi feita pelo presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Técio Lins e Silva, filho do jurista pernambucano Raul Lins e Silva, natural de Olinda, após receber o Título de Cidadão Paraibano e a Medalha do Mérito Jurídico Tarcísio de Miranda Burity, em sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira (17/11), na Assembleia Legislativa da Paraíba. As honrarias foram entregues pelo deputado licenciado Tovar Correia Lima (PSDB), autor da iniciativa e atual secretário de Ciência e Tecnologia da prefeitura de Campina Grande, e pela deputada Eliza Virgínia (PSDB). Compareceu à sessão solene o coordenador regional do IAB para a região Nordeste, Carlos Pessoa de Aquino, primeiro agraciado com uma das quatro medalhas concedidas pela ALPB até hoje.
Técio Lins e Silva, que tem familiares em vários estados da região, disse ainda, emocionado: “Obter esta homenagem e ser nordestino por lei é uma maravilha. O deputado Tovar, com essa iniciativa, conquistou meu coração e simpatia, fortalecendo meu amor por esta terra. Eu recebo esta homenagem com muita honra”. Em seu discurso, o parlamentar ressaltou ser o advogado criminalista merecedor das homenagens, por ter a sua história vinculada à Paraíba, com relevantes serviços prestados ao estado. “Recentemente, ele, como presidente do IAB, realizou o maior congresso jurídico do estado”, disse o deputado licenciado. Tovar referia-se ao I Congresso Nacional do IAB, realizado em João Pessoa, de 31 de agosto a 2 de setembro, em homenagem aos 174 anos do Instituto.


O deputado Tovar Correia Lima entrega a Técio o Título de Cidadão Paraibano (Fotos ALPB)

Para Eliza Virgínia, além de reconhecer o trabalho de um excelente profissional, a homenagem também contribui para o fortalecimento de um bom exemplo para os novos profissionais. “É uma justa homenagem a um homem que é um estudioso do Direito e que tem um currículo admirável”, afirmou a deputada, que complementou: “Que esse reconhecimento também sirva para que as pessoas se espelhem em exemplos como ele e façam valer a pena a sua vida profissional, trabalhando com o que gostam”.

Também compareceram à sessão o deputado estadual Guilherme Almeida (PSC); os conselheiros do Tribunal de Contas da Paraíba Arnóbio Viana e Fernando Catão; o presidente da Caixa dos Advogados da Paraíba, Carlos Fábio Ismael; o vice-presidente da OAB/PB, Raoni Vitta; o conselheiro federal da OAB/PB, Edward Johnson; o chefe do Departamento de Direito Público da UFPB, professor Geilson Salomão; o diretor da Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais (Anpprev), Ivanildo Pinto de Melo; a diretora do Instituto de Polícia Científica da PB, Gabriella Nóbrega Henriques, e a advogada e professora Yanna Medeiros.

Na mídia paraibana

Após a homenagem, o presidente nacional do IAB participou, à tarde, na TV Master, do Programa Bastidores, conduzido pelo padre Albeni Galdino, transmitido ao vivo pela internet e reprisado à noite. Técio falou sobre os livros de sua autoria, dentre os quais a biografia O que é ser advogado (Editora Record), escrita em depoimento à jornalista Fernanda Pedrosa.


O jornalista Adelton Alves e Técio Lins e Silva no estúdio da TV Arapuan

Na véspera, o advogado deu entrevistas aos programas Rede Verdade, da TV Arapuan, afiliada da Rede TV na Paraíba, mediado pelo jornalista Adelton Alves, e Rádio Verdade, da Arapuan FM, conduzido por Heron Cid e Wellington Farias. Técio criticou a grande quantidade de faculdades de direito existente no País: “Essa proliferação acaba rebaixando a qualidade do ensino e gerando a necessidade do exame da Ordem dos Advogados do Brasil, um mal necessário, para aferir quais bacharéis estão realmente prontos para exercer a profissão e levar à Justiça as questões dos cidadãos”, afirmou.


Em entrevista à Rádio Arapuan FM, Técio Lins e Silva criticou a proliferação das faculdades de direito

No mesmo dia, Técio Lins e Silva e Carlos Pessoa de Aquino estiveram na Faculdade de Ensino Superior da Paraíba (Fesp), onde foram recebidos pelo diretor Luiz Henrique Santos Barbosa e pela professora Gabriella Nóbrega Henriques.


Da esq. para a dir., Carlos Pessoa Aquino, Técio Lins e Silva e Luiz Henrique Santos Barbosa
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173