NOTÍCIAS

IABNEWS

Segunda, 14 Agosto 2023 16:45

Carmela Grüne representa o IAB em homenagem à advogada pioneira Cléa Carpi

Cléa Carpi (Fotos: Valentina Reck de Azevedo / jornal A Toga) Cléa Carpi (Fotos: Valentina Reck de Azevedo / jornal A Toga)

A diretora de Comunicação do Instituto dos Advogados Brasileiros, Carmela Grüne, representou a entidade na homenagem que a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) prestou à advogada Cléa Anna Maria Carpi da Rocha, no dia 11 de agosto, em Porto Alegre. Cléa Carpi foi a primeira mulher a presidir o Centro Acadêmico André da Rocha (CAAR), além de ter sido vice-presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE-RS) e primeira e única mulher a presidir a OAB/RS. 

Carmela Grüne destacou como “a história de vida de Cléa Carpi ilumina, inspira pela sua brilhante trajetória, marcada pela defesa da boa aplicação das leis, o aprimoramento das instituições jurídicas, com grande relevância para o Estado brasileiro”. Ela também ressaltou o fato de a Faculdade de Direito, em 120 anos, ser dirigida pela primeira vez por uma mulher, a professora Cláudia Lima Marques, que é consócia do IAB. O evento também foi um reconhecimento a Sulamita Cabral, primeira professora concursada a integrar o corpo docente da faculdade.

Carmela Grüne

Aos 87 anos, Cléa Carpi, que é conselheira federal da OAB e ganhadora da Medalha Rui Barbosa, tem uma trajetória de pioneirismo marcada pela atuação na luta pelo Estado Democrático de Direito e no processo de redemocratização do País, nos movimentos das Diretas Já e pela anistia. Especializada em direitos humanos, é ainda conselheira honorária do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do RS. A cerimônia lotou o saguão da faculdade, onde foram instaladas duas placas comemorativas. 

A homenageada foi saudada pela diretora da faculdade, professora Claudia Lima Marques, e por sua vice, Ana Paula Motta Costa, na presença de estudantes, técnicos administrativos, professores e ex-alunos, além de autoridades representativas do cenário jurídico estadual e nacional, como o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, e o secretário da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacom), Wadih Damous.

Em sua fala de agradecimento, Cléa Carpi disse ter vivido momentos decisivos de sua vida naquele ambiente: “Há 64 anos, assumi a presidência do Centro Acadêmico André da Rocha. Aqui, vivi momentos épicos de luta dos universitários”. Ela ressaltou que a Faculdade de Direito da UFRGS foi a primeira criada no RS e a sétima no País. “Por aqui passaram os grandes Borges de Medeiros e Júlio de Castilhos, que introduziram os ideais positivistas. Porque o Direito – pensavam eles – tem de ser livre, sem as correntes oficiais, sem as amarras do poder. E por aqui passaram várias figuras públicas, políticos, magistrados, advogados notáveis”, acrescentou a homenageada.

Lembrando que a data da homenagem marca o Dia do Advogado (11 de agosto), Cléa Carpi afirmou: “Neste especial dia da democracia para os advogados, neste dia de fundação dos cursos jurídicos, advogados e advogadas têm de ter presente que o Direito constitui a democracia, mas a construção sempre será uma obra da Justiça! Esta é a mensagem que termos de ter na nossa alma e na nossa caminhada”.


(Com informações do site da UFRGS.)

 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173