NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 12 Setembro 2023 17:42

Ato na ABI em memória de Salvador Allende tem presença do Instituto

Sede da ABI lotada durante ato em memória de Salvador Allende (Fotos: Moysés Corrêa) Sede da ABI lotada durante ato em memória de Salvador Allende (Fotos: Moysés Corrêa)

O diretor secretário responsável pelas Relações Institucionais do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Armando de Souza, representou a entidade no ato Allende não se rende, em memória dos 50 anos da morte do então presidente do Chile, Salvador Allende, em 11 de setembro de 1973. O encontro, organizado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e pela Fundación Salvador Allende, aconteceu nesta segunda-feira (11/9), na sede da ABI, no Rio de Janeiro. De acordo com o advogado, a participação do IAB no evento corrobora o compromisso da entidade em defesa da democracia, em especial na América Latina. Para Souza, o ato trouxe à tona “a consciência de todos os presentes de que a democracia no mundo está ameaçada e de que a atenção tem que ser total e permanente, sob pena de termos subtraídos direitos e garantias fundamentais duramente conquistados”.

Marcado pela emoção, o evento foi conduzido pelo presidente do Conselho Deliberativo da ABI, Marcos Gomes, e aberto pelos músicos Joe Vasconcelos e Marcelo Costa, que cantaram uma música dos mapuches, povos originários do Chile. Em sua saudação inicial, o presidente da ABI, Octávio Costa, disse que o ato em homenagem a Allende reafirma a tradição histórica da ABI de sediar grandes eventos em defesa do Estado Democrático de Direito: “Lembrar Allende é lembrar a sua bravura, a sua coragem e seus princípios em defesa da democracia, mas é também agradecer ao povo chileno por ter acolhido tantos brasileiros exilados, perseguidos pela nossa ditadura, que viram no Chile de Allende uma esperança”, afirmou.

O evento teve também a participação do jornalista chileno Miguel Davagnino; de Alfredo Saint Jean Domic, da Fundacción Salvador Allende; dos deputados federais Jandira Feghalli, Chico Alencar e Reimont; dos deputados estaduais Carlos Minc e Marina do MST; do saxofonista Leo Gandelman; da atriz Bete Mendes e da diretora de Cultura da ABI, Iara Cruz, que leram uma carta de Pablo Neruda a Allende; de Isabella Thiago de Mello, filha do poeta Thiago de Mello, que viveu no Chile na época de Allende; de Luiz Rodolfo Viveiros de Castro e Flávia Cavalcanti, do Viva Chile, e foi encerrado por Javiera Parra, neta da cantora Violeta Parra, que cantou o principal sucesso de sua avó, a canção Gracias a La Vida. Durante o evento, foi exibida uma mensagem do embaixador do Chile no Brasil, Sebastián Depolo. 

Octávio Costa

O presidente da ABI ressaltou que hoje existem documentos que comprovam a interferência do governo americano na política do Chile na época, inclusive financiando o movimento de conspiração contra Allende. De acordo com Costa, partiu do então presidente americano Richard Nixon a ordem para derrubar Allende, porque não aceitava um governo popular e, pessoalmente, a resistência de Allende. Com o Palacio La Moneda sendo bombardeado, o presidente Salvador Allende pediu um salvo conduto aos militares para que os assessores mais próximos e sua filha pudessem deixar o local. 

Quando os militares lhe ofereceram um avião para que saísse do país na companhia da família, Allende recusou, dizendo que só sairia morto do palácio. “Infelizmente, ele cumpre sua palavra. Depois que todos os assessores se retiram, no dia 11 de setembro, ele vai para o gabinete e grita: ‘Allende não se rende’, repetindo o que havia falado no rádio para o povo chileno. Quando o médico ouve o grito e chega ao local, o encontra caído em uma poltrona, morrendo. Tinha se suicidado”, lembrou Costa. Para o jornalista, foi um ato heróico de um homem que tinha uma causa, que era o bem-estar da população chilena. “É um exemplo para todos nós, não só para a América do Sul, mas para quem acredita na democracia, para quem acredita que é possível, sim, governar buscando a justiça social”, afirmou. 

(Com informações da ABI e da Agência Brasil.)

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173