Sexta, 07 Junho 2019 19:55

Adriana Brasil Guimarães destaca benefícios proporcionados pelos meios extrajudiciais

Da esq. para a dir., Joaquim Muniz, Fernanda Levy e Adriana Brasil Guimarães Da esq. para a dir., Joaquim Muniz, Fernanda Levy e Adriana Brasil Guimarães
A 3ª vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Adriana Brasil Guimarães, representou a entidade ao integrar a mesa de abertura, na quinta-feira (6/6), do XI Encontro Nacional Conima de Arbitragem e Mediação, realizado pelo Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (Conima), na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro. “São inegáveis os benefícios proporcionados pelos meios extrajudiciais de soluções de controvérsias, tendo em vista que o grande volume de processos tem impactado e emperrado o Poder Judiciário”, afirmou Adriana Brasil Guimarães, na abertura do evento, conduzida pela presidente do Conima, Fernanda Levy. O encontro teve como tema central Retrato Atual das Práticas de Solução de Conflitos pelo Brasil e foi encerrado nesta sexta-feira (7/6).
Para Adriana Brasil Guimarães, 2ª vice-presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem do IAB, “com a utilização dos avançados meios tecnológicos e da inteligência artificial, os mecanismos extrajudiciais oferecem maior dinâmica à solução dos conflitos, especialmente pela falta de rigidez nos procedimentos neles adotados”. Ao defender os caminhos alternativos, a advogada destacou também que “a mediação e a arbitragem, além de propiciar a redução do tempo de litígio e uma grande economia processual, por não causarem o engessamento dos procedimentos judiciais decorrentes de burocracias, garantem o sigilo e a preservação das relações entre as partes”.

A 3ª vice-presidente do IAB propôs a difusão das conquistas geradas pelos meios extrajudiciais. “Cabe a nós, advogados e operadores do direito que militamos nas áreas de mediação e arbitragem, difundi-las entre os nossos colegas e a sociedade em geral, disseminando essa cultura organizacional e aperfeiçoando as suas técnicas de utilização”, conclamou. Em sua explanação, Adriana Brasil Guimarães registrou, ainda, a instalação recente, na estrutura do IAB, da Câmara de Mediação de Conflitos entre Advogados e Sociedade de Advogados.

Membro da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem do IAB, o advogado Joaquim Muniz fez palestra de abertura sobre Retrato atual das práticas de solução de conflitos pelo Brasil.